Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/86455
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 9ºE no ano letivo de 2017/2018
Outros títulos: TEACHER TRAINING REPORT IN THE CLASS E OF 9TH GRADE IN ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ IN THE ACADEMIC YEAR OF 2017/2018
Autor: Simões, Daniela Filipa Barata 
Orientador: Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues
Palavras-chave: Necessidades Psicológicas Básicas; Educação Física; Diferenciação Pedagógica; Estágio Pedagógico; Basics Psychological Needs; Physical Education; Pedagogic Differentiation; Pedagogic Training
Data: 27-Jun-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 9ºE NO ANO LETIVO DE 2017/2018
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 9ºE NO ANO LETIVO DE 2017/2018 - O Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária da Lousã, junto da turma E do 9º ano, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, surge como o culminar deste Mestrado. Este traduz-se pela aplicação prática, em contexto escolar real, dos conhecimentos e capacidades adquiridas ao longo da formação académica. O relatório de estágio expressa uma necessária dimensão critico-reflexiva da ação pedagógica efetuada, tendo em vista o aperfeiçoamento da prática docente em ocasiões futuras. O presente documento enceta com o reconhecimento das expectativas iniciais. Seguidamente, por forma a apresentar o contexto em que realizámos o estágio pedagógico, apresentamos a contextualização do meio, bem como os recursos, dando especial enfoque à turma junto da qual foi realizado o estágio. Expomos também o planeamento elaborado durante o ano letivo e retratamos a intervenção pedagógica, não esquecendo da avaliação que foi parte integrante de todo este processo. A ação reflexiva é fundamental ao processo ensino-aprendizagem, assim, importa revelar e justificar as opções tomadas ao longo do ano letivo. Apresentamos a investigação realizada ao longo do estágio pedagógico, que surge como o aprofundamento do tema problema. Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Diferenciação Pedagógica, Necessidades Psicológicas Básicas, Educação Física.
TEACHER TRAINING REPORT IN THE CLASS E OF 9TH GRADE IN ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ IN THE ACADEMIC YEAR OF 2017/2018 - The Pedagogical Training, developed with the class E of 9th grade of Escola Secundária da Lousã, and included in the Master’s degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education in the Faculty of Sports Sciences and Physical Education, from the University of Coimbra, is the last step to achieve this Master. It translates in practical application, in real context, of the knowledge and capabilities obtained during the academic education. This report aims to present an important reflexive dimension of the pedagogical action performed and bearing in mind the improvement of teaching practice skills in future professional opportunities.The present document initiates with the recognition of initial expectations. Then, to present the context where the activities were developed, is presented where and in which context, as well as the resources, especially with the class from which was developed this course. It will be described the planning elaborated during the school year and is subsequent pedagogical intervention, and the evaluation of the students as a main part of the whole process. The reflexion is fundamental in the teaching-learning process, so will be described and justified all the options taken during the academic year. It will also be presented an investigation of the problematic theme, developed during the pedagogic training.KEYWORDS: Pedagogic Training, Pedagogic Differentiation, Basics Psycho-logical Needs, Physical Education.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/86455
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório_ estágio_ Daniela Simões- 2013168746.pdf1.21 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons