Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85628
Título: "As Efesíacas" na disciplina de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas: a novela grega antiga como fonte de materiais didácticos
Outros títulos: "The Ephesian Tales" in the subject Introdução à Cultura e Línguas Clássicas: the ancient Greek novel as a source for didactical material
Autor: Fernandes, Marina Hélène Gelin 
Orientador: Pereira, Susana Maria Duarte da Hora Marques
Palavras-chave: Ensino Básico; Estudos Clássicos; Introdução à Cultura e Línguas Clássicas; Novela Grega Antiga; Material Didáctico; Elementary and Middle School; Classical Studies; Introdução à Cultura e Línguas Clássicas; Ancient Greek Novel; Didactic Materials
Data: 24-Jul-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: "As Efesíacas" na disciplina de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas: a novela grega antiga como fonte de materiais didácticos
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: Em Junho do ano de 2015, a disciplina de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas (ICLC) juntou-se ao conjunto de Ofertas Extracurriculares para o Ensino Básico (1º, 2º e 3º Ciclos), facto que reflecte uma (re)valorização do estudo da Cultura e das Línguas Clássicas no sistema educativo português, depois de algumas décadas em que essas matérias têm vindo a perder representação nos curricula do nosso país. Aliando o desejo de divulgar o interesse pela Antiguidade Clássica à necessidade de realizar um projecto com aplicação prática, este trabalho apresenta propostas didácticas subordinadas a um tema comum – a novela grega antiga – e susceptíveis de serem experimentas em Introdução à Cultura e Línguas Clássicas. Após uma reflexão sobre diversas questões que se colocam na actualidade aos professores de Estudos Clássicos em geral e ao professor de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas em particular, apresentam-se e debatem-se metodologias e estratégias específicas para o ensino/aprendizagem da cultura e das línguas clássicas no mundo hodierno, propondo-se em seguida materiais que poderão constituir uma opção para quem lecciona aquelas matérias e, sobretudo, ICLC. A novela grega antiga como tema aglutinador das diversas propostas permite desenvolver assuntos variados, ora relacionados com a literatura, ora com a história, ora com a arte e com a religião, por exemplo, favorecendo a interdisciplinaridade.
In June 2015, a new subject became part of the group of extracurricular subjects for the Elementary and Middle School – Introdução à Cultura e Línguas Clássicas (ICLC). This represents a (re)valorization of the study of the Classical Culture and Languages in the Portuguese educational system, good news after seeing those matters loosing representation in the curricula of Portugal. Combining the will of spreading the interest for Classical Antiquity to the necessity of producing a practical and useful project, this work proposes didactical materials subordinated to a common theme – the ancient Greek novel – and which can be used in Introdução à Cultura e Línguas Clássicas. After a reflection about problems about teaching Classical Studies and Introdução à Cultura e Línguas Clássicas in particular nowadays, we present methods and specific strategies for teaching/learning the classical culture and languages in the actual world. Next, we propose materials that can constitute an option for those who teach those matters and specially ICLC. The Greek ancient novel works as an agglutinating theme, which allows to develop different subjects, related to literature, history, art and religion, for example, promoting interdisciplinarity.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Estudos Clássicos apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/85628
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
1 Dissertação Marina Gelin Fernandes.pdf3.63 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

448
Visto em 30/abr/2024

Downloads 50

554
Visto em 30/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons