Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85628
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Susana Maria Duarte da Hora Marques-
dc.contributor.authorFernandes, Marina Hélène Gelin-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:36:40Z-
dc.date.available2019-03-18T23:36:40Z-
dc.date.issued2017-07-24-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85628-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos Clássicos apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractEm Junho do ano de 2015, a disciplina de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas (ICLC) juntou-se ao conjunto de Ofertas Extracurriculares para o Ensino Básico (1º, 2º e 3º Ciclos), facto que reflecte uma (re)valorização do estudo da Cultura e das Línguas Clássicas no sistema educativo português, depois de algumas décadas em que essas matérias têm vindo a perder representação nos curricula do nosso país. Aliando o desejo de divulgar o interesse pela Antiguidade Clássica à necessidade de realizar um projecto com aplicação prática, este trabalho apresenta propostas didácticas subordinadas a um tema comum – a novela grega antiga – e susceptíveis de serem experimentas em Introdução à Cultura e Línguas Clássicas. Após uma reflexão sobre diversas questões que se colocam na actualidade aos professores de Estudos Clássicos em geral e ao professor de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas em particular, apresentam-se e debatem-se metodologias e estratégias específicas para o ensino/aprendizagem da cultura e das línguas clássicas no mundo hodierno, propondo-se em seguida materiais que poderão constituir uma opção para quem lecciona aquelas matérias e, sobretudo, ICLC. A novela grega antiga como tema aglutinador das diversas propostas permite desenvolver assuntos variados, ora relacionados com a literatura, ora com a história, ora com a arte e com a religião, por exemplo, favorecendo a interdisciplinaridade.por
dc.description.abstractIn June 2015, a new subject became part of the group of extracurricular subjects for the Elementary and Middle School – Introdução à Cultura e Línguas Clássicas (ICLC). This represents a (re)valorization of the study of the Classical Culture and Languages in the Portuguese educational system, good news after seeing those matters loosing representation in the curricula of Portugal. Combining the will of spreading the interest for Classical Antiquity to the necessity of producing a practical and useful project, this work proposes didactical materials subordinated to a common theme – the ancient Greek novel – and which can be used in Introdução à Cultura e Línguas Clássicas. After a reflection about problems about teaching Classical Studies and Introdução à Cultura e Línguas Clássicas in particular nowadays, we present methods and specific strategies for teaching/learning the classical culture and languages in the actual world. Next, we propose materials that can constitute an option for those who teach those matters and specially ICLC. The Greek ancient novel works as an agglutinating theme, which allows to develop different subjects, related to literature, history, art and religion, for example, promoting interdisciplinarity.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectEnsino Básicopor
dc.subjectEstudos Clássicospor
dc.subjectIntrodução à Cultura e Línguas Clássicaspor
dc.subjectNovela Grega Antigapor
dc.subjectMaterial Didácticopor
dc.subjectElementary and Middle Schooleng
dc.subjectClassical Studieseng
dc.subjectIntrodução à Cultura e Línguas Clássicaseng
dc.subjectAncient Greek Noveleng
dc.subjectDidactic Materialseng
dc.title"As Efesíacas" na disciplina de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas: a novela grega antiga como fonte de materiais didácticospor
dc.title.alternative"The Ephesian Tales" in the subject Introdução à Cultura e Línguas Clássicas: the ancient Greek novel as a source for didactical materialeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.title"As Efesíacas" na disciplina de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas: a novela grega antiga como fonte de materiais didácticospor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202043398-
thesis.degree.disciplineEstudos Clássicos-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Clássicos-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFernandes, Marina Hélène Gelin::0000-0002-2051-6798-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriBrandão, José Luís Lopes-
uc.degree.elementojuriSilva, Cláudia Raquel Cravo da-
uc.degree.elementojuriPereira, Susana Maria Duarte da Hora Marques-
uc.contributor.advisorPereira, Susana Maria Duarte da Hora Marques-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCECH – Center for Classical and Humanistic Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-4432-2517-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
1 Dissertação Marina Gelin Fernandes.pdf3.63 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons