Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83973
Title: Lean aplicado aos serviços financeiros do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
Other Titles: LEAN APPLIED IN THE FINANCIAL SERVICES OF CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA
Authors: Santos, Florindo José Franco Gaspar dos 
Orientador: Santos, Maria do Céu Colaço
Keywords: Gestão da Qualidade; Filosofia Lean; Melhoria Contínua; Manual de Procedimentos; Quality Management; Lean Philosophy; Continuous Improvement; Procedures Manual
Issue Date: 18-Oct-2017
Serial title, monograph or event: LEAN APLICADO AOS SERVIÇOS FINANCEIROS DO CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA
Place of publication or event: Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Abstract: Este relatório é o resultado do estágio em Administração Pública Empresarial realizado nos CHUC. Durante o estágio realizou-se um caso de estudo nos Serviços Financeiros do CHUC que teve como principal objectivo melhorar a qualidade dos procedimentos administrativos realizados neste serviço. Para o efeito, aplicou-se os princípios norteadores da filosofia lean – uma ferramenta da Gestão da Qualidade. Os resultados do estudo demonstram que a aplicação do lean aumenta a eficiência dos processos através da eliminação do desperdício, que, por sua vez, implica valor acrescentado para o cliente/utente. No sentido da melhoria contínua dos processos deste serviço, e através dos procedimentos lean, foi elaborado um manual de procedimentos.Este relatório é o resultado do estágio em Administração Pública Empresarial realizado nos CHUC. Durante o estágio realizou-se um caso de estudo nos Serviços Financeiros do CHUC que teve como principal objectivo melhorar a qualidade dos procedimentos administrativos realizados neste serviço. Para o efeito, aplicou-se os princípios norteadores da filosofia lean – uma ferramenta da Gestão da Qualidade. Os resultados do estudo demonstram que a aplicação do lean aumenta a eficiência dos processos através da eliminação do desperdício, que, por sua vez, implica valor acrescentado para o cliente/utente. No sentido da melhoria contínua dos processos deste serviço, e através dos procedimentos lean, foi elaborado um manual de procedimentos.Este relatório é o resultado do estágio em Administração Pública Empresarial realizado nos CHUC. Durante o estágio realizou-se um caso de estudo nos Serviços Financeiros do CHUC que teve como principal objectivo melhorar a qualidade dos procedimentos administrativos realizados neste serviço. Para o efeito, aplicou-se os princípios norteadores da filosofia lean – uma ferramenta da Gestão da Qualidade. Os resultados do estudo demonstram que a aplicação do lean aumenta a eficiência dos processos através da eliminação do desperdício, que, por sua vez, implica valor acrescentado para o cliente/utente. No sentido da melhoria contínua dos processos deste serviço, e através dos procedimentos lean, foi elaborado um manual de procedimentos.
This report is the result of an internship in Administration of State-Owned Enterprises at CHUC. During the internship, a case study was carried out at CHUC’s financial services, which the main objective of improving the quality of the administrative procedures in this service. For this purpose, the guiding principles of lean philosophy (one tool of Quality Management) were applied. The results of the study demonstrates that the application of lean increases the efficiency of processes by eliminating waste, which in turn implies added value for the costumer/ user. In the sense of continuous improvement of this service’s processes, and through lean procedures, a procedures manual was drafted.This report is the result of an internship in Administration of State-Owned Enterprises at CHUC. During the internship, a case study was carried out at CHUC’s financial services, which the main objective of improving the quality of the administrative procedures in this service. For this purpose, the guiding principles of lean philosophy (one tool of Quality Management) were applied. The results of the study demonstrates that the application of lean increases the efficiency of processes by eliminating waste, which in turn implies added value for the costumer/ user. In the sense of continuous improvement of this service’s processes, and through lean procedures, a procedures manual was drafted.This report is the result of an internship in Administration of State-Owned Enterprises at CHUC. During the internship, a case study was carried out at CHUC’s financial services, which the main objective of improving the quality of the administrative procedures in this service. For this purpose, the guiding principles of lean philosophy (one tool of Quality Management) were applied. The results of the study demonstrates that the application of lean increases the efficiency of processes by eliminating waste, which in turn implies added value for the costumer/ user. In the sense of continuous improvement of this service’s processes, and through lean procedures, a procedures manual was drafted.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Administração Pública Empresarial - extinto apresentado à Faculdade de Direito
URI: https://hdl.handle.net/10316/83973
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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