Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/83919
Título: Círculos de cultura e histórias de vida: um projeto de educação popular no centro estadual de educação de jovens e adultos Herbert de Souza.
Outros títulos: CIRCLES OF CULTURE AND LIFE HISTORIES: A POPULAR EDUCATION PROJECT IN THE CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS HERBERT DE SOUZA.
Autor: Pinto, Maria Fernanda Rodrigues 
Orientador: Oliveira, Albertina Lima
Palavras-chave: Educação Popular; Histórias de Vida; Círculos de Cultura; Educação de Jovens e Adultos; Popular Education; Life Stories; Culture Circle Approach; Adult and Youth Education
Data: 10-Jul-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: CÍRCULOS DE CULTURA E HISTÓRIAS DE VIDA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS HERBERT DE SOUZA.
Local de edição ou do evento: CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS HERBERT DE SOUZA
Resumo: The present internship report was produced within the scope of Master’s degree on Education Science of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. The internship was carried out at the Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Herbert de Souza (CEEBJA Herbert de Souza), an institution that offers schooling for young people, adults and the elderly, in the stages of Elementary School II and Secondary School, located in the city of Londrina (Paraná - Brazil). The period of observation and intervention took place between 14 September 2016 and 20 June 2017. This report includes all activities carried out in the fulfillment of the main objectives with the aforementioned target public, which implied developing skills and building knowledge about Popular Education, using the methodologies of Life Stories and Culture Circles, in the aforementioned center. Thus, in order to consolidate the proposed objectives, and in accordance with the conceptual orientations reflected in the theoretical framework, it became necessary to recognize life as an educational space and, therefore, to use the life experiences of the students as a resource for the construction of knowledge. Culture circles were applied through an active, dialogical and critical method, facilitating communication among students – ‘educatees’. At the end of the internship project, the students and the School Collective received the proposal to continue with the project, and to build a book of stories lived by all. Taking into account all the work accomplished, this report is structured in four parts, beginning with the Theoretical Framework, which brings the conception and theoretical foundations on Popular Education, Culture Circles and Life Stories. The second part is the Institutional Framework, whose objective is to present the place of the internship and its structure. We continue with the third part, the Internship Project, which presents all the activities carried out during the internship period, both in the 2016 academic year and 2017 and, finally, we present an evaluation of the work and final considerations, with a brief reflection.
O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O estágio foi realizado no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Herbert de Souza (CEEBJA Herbert de Souza), instituição que oferta a escolarização de jovens, adultos e idosos, nas etapas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, situada na cidade de Londrina (Paraná – Brasil). O período de observação e intervenção aconteceu entre os dias 14 de Setembro de 2016 e 20 de Junho de 2017. Este relatório compreende todas atividades realizadas no cumprimento dos objetivos principais com o público-alvo mencionado, os quais implicaram desenvolver competências e construir saberes a respeito da Educação Popular, recorrendo-se às metodologias de Histórias de Vida e Círculos de Cultura, no centro supramencionado. Assim, para a consolidação dos objetivos propostos, e de acordo com as orientações concetuais refletidas no enquadramento teórico, tornou-se necessário reconhecer a vida como um espaço educativo para, logo, utilizar-se as experiências de vida dos educandos como recurso para a construção de saberes e conhecimentos. Os círculos de cultura vieram a ser aplicados, por meio de um método ativo, dialogal e crítico, facilitador da comunicação entre os educandos. No fim do projeto de estágio, os educandos e o Coletivo Escolar receberam a proposta de continuar com o projeto, e construir um livro de histórias vividas por todos.Dando conta de todo o trabalho realizado, o presente relatório estrutura-se em quatro partes, começando pelo Enquadramento Teórico, que traz a concepção e fundamentos teóricos sobre a Educação Popular, Círculos de Cultura e Histórias de Vida. A segunda parte é o Enquadramento Institucional, cujo objetivo é apresentar o local do estágio e sua estrutura. Seguimos com a terceira parte, o Projeto de Estágio, que apresenta todas as atividades realizadas no período do estágio, tanto no ano letivo de 2016, como em 2017 e, por fim, apresentamos uma avaliação do trabalho e considerações finais, com uma breve reflexão.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/83919
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório - versão final - Maria Fernanda em PDF.pdf1.7 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

520
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

582
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons