Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83919
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Albertina Lima-
dc.contributor.authorPinto, Maria Fernanda Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-01-19T22:20:41Z-
dc.date.available2019-01-19T22:20:41Z-
dc.date.issued2017-07-10-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/83919-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractThe present internship report was produced within the scope of Master’s degree on Education Science of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. The internship was carried out at the Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Herbert de Souza (CEEBJA Herbert de Souza), an institution that offers schooling for young people, adults and the elderly, in the stages of Elementary School II and Secondary School, located in the city of Londrina (Paraná - Brazil). The period of observation and intervention took place between 14 September 2016 and 20 June 2017. This report includes all activities carried out in the fulfillment of the main objectives with the aforementioned target public, which implied developing skills and building knowledge about Popular Education, using the methodologies of Life Stories and Culture Circles, in the aforementioned center. Thus, in order to consolidate the proposed objectives, and in accordance with the conceptual orientations reflected in the theoretical framework, it became necessary to recognize life as an educational space and, therefore, to use the life experiences of the students as a resource for the construction of knowledge. Culture circles were applied through an active, dialogical and critical method, facilitating communication among students – ‘educatees’. At the end of the internship project, the students and the School Collective received the proposal to continue with the project, and to build a book of stories lived by all. Taking into account all the work accomplished, this report is structured in four parts, beginning with the Theoretical Framework, which brings the conception and theoretical foundations on Popular Education, Culture Circles and Life Stories. The second part is the Institutional Framework, whose objective is to present the place of the internship and its structure. We continue with the third part, the Internship Project, which presents all the activities carried out during the internship period, both in the 2016 academic year and 2017 and, finally, we present an evaluation of the work and final considerations, with a brief reflection.eng
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O estágio foi realizado no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Herbert de Souza (CEEBJA Herbert de Souza), instituição que oferta a escolarização de jovens, adultos e idosos, nas etapas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, situada na cidade de Londrina (Paraná – Brasil). O período de observação e intervenção aconteceu entre os dias 14 de Setembro de 2016 e 20 de Junho de 2017. Este relatório compreende todas atividades realizadas no cumprimento dos objetivos principais com o público-alvo mencionado, os quais implicaram desenvolver competências e construir saberes a respeito da Educação Popular, recorrendo-se às metodologias de Histórias de Vida e Círculos de Cultura, no centro supramencionado. Assim, para a consolidação dos objetivos propostos, e de acordo com as orientações concetuais refletidas no enquadramento teórico, tornou-se necessário reconhecer a vida como um espaço educativo para, logo, utilizar-se as experiências de vida dos educandos como recurso para a construção de saberes e conhecimentos. Os círculos de cultura vieram a ser aplicados, por meio de um método ativo, dialogal e crítico, facilitador da comunicação entre os educandos. No fim do projeto de estágio, os educandos e o Coletivo Escolar receberam a proposta de continuar com o projeto, e construir um livro de histórias vividas por todos.Dando conta de todo o trabalho realizado, o presente relatório estrutura-se em quatro partes, começando pelo Enquadramento Teórico, que traz a concepção e fundamentos teóricos sobre a Educação Popular, Círculos de Cultura e Histórias de Vida. A segunda parte é o Enquadramento Institucional, cujo objetivo é apresentar o local do estágio e sua estrutura. Seguimos com a terceira parte, o Projeto de Estágio, que apresenta todas as atividades realizadas no período do estágio, tanto no ano letivo de 2016, como em 2017 e, por fim, apresentamos uma avaliação do trabalho e considerações finais, com uma breve reflexão.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectEducação Popularpor
dc.subjectHistórias de Vidapor
dc.subjectCírculos de Culturapor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectPopular Educationeng
dc.subjectLife Storieseng
dc.subjectCulture Circle Approacheng
dc.subjectAdult and Youth Educationeng
dc.titleCírculos de cultura e histórias de vida: um projeto de educação popular no centro estadual de educação de jovens e adultos Herbert de Souza.por
dc.title.alternativeCIRCLES OF CULTURE AND LIFE HISTORIES: A POPULAR EDUCATION PROJECT IN THE CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS HERBERT DE SOUZA.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS HERBERT DE SOUZA-
degois.publication.titleCÍRCULOS DE CULTURA E HISTÓRIAS DE VIDA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS HERBERT DE SOUZA.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202144453-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPinto, Maria Fernanda Rodrigues::0000-0003-3887-6924-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriVieira, Cristina Maria Coimbra-
uc.degree.elementojuriOliveira, Albertina Lima-
uc.degree.elementojuriAmaral, Marco Antônio Franco do-
uc.contributor.advisorOliveira, Albertina Lima-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9521-528X-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório - versão final - Maria Fernanda em PDF.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

519
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

576
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons