Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/83399
Título: Avaliação e Gestão do Portfólio de Produtos: Desenvolvimento de uma Metodologia de Apoio à Decisão
Outros títulos: Product Portfolio Management and Evaluation: The Development of a Methodology to support the Decision-Making
Autor: Silva, Daniel Nunes 
Orientador: Ferreira, Luis Miguel Domingues Fernandes
Palavras-chave: Seleção de Mercados; Gestão de Portfólio de Produtos; Segmentação de Mercados; Gestão da Variedade de Produtos; Market Selection; Product Portfolio Management; Market Segmentation; Product Variety Management
Data: 26-Jul-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Avaliação e Gestão do Portfólio de Produtos: Desenvolvimento de uma Metodologia de Apoio à Decisão
Local de edição ou do evento: Departamento de Engenharia Mecânica
Resumo: This project has as the main objective the development and implementation of a methodology that may serve as a support for the decision making concerning the product portfolio. As so, the implementation of this methodology aims to help the product manager making decisions about the product portfolio, more specifically about issues when there is some product to add or remove in to the portfolio. Regarding the variety offered by the company and the number of final product references’ existence, which has grown steeply in recent years, there is a need to develop a method to help on making decisions in a conscious and assertive way.As the amplitude offered is large the primary focus relies on understanding the actual status of seven different product families from the company’s own brand. From that point, it was done a more meticulous analysis from each family to reduce some references and to leave at the end of the project some suggestions that may help the company to improve its product portfolio management.Thus, some sales analysis about all families and subfamilies were carried to support some of the questions that are usually asked when making decisions about product portfolio management. Posteriorly, a decision tool was developed to allow the manager to identify which references should be discontinued and in another phase, a processes flow is suggested to prevent the inclusion of unnecessary products in the portfolio.With this analysis and applying the developed methodology, it was possible in the first phase to eliminate 46 final product references from the most promising family.
Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento e a implementação de uma metodologia que sirva de suporte para a tomada de decisão na gestão de portfólio de produtos. Como tal, com a implementação desta metodologia procura-se auxiliar o gestor de produto na tomada de decisão acerca do portfólio de produtos, mais concretamente sobre questões relativas à continuidade ou inserção de novos produtos no portfólio. Tendo em conta a variedade oferecida pela empresa em estudo e o número de referências existentes, que têm vindo a crescer de forma abrupta nos últimos anos, verificou-se que é necessário e benéfico desenvolver uma metodologia que permita tomar decisões de forma mais consciente e assertiva.Como a dimensão da oferta é elevada, o foco primário é o de perceber o estado em que se encontram sete diferentes famílias de produto da marca própria da empresa e daí partir para uma análise mais minuciosa a cada uma destas famílias, reduzindo assim algumas das referências existentes, e deixar no final do projeto outras possíveis melhorias que terão influência na gestão do portfólio de produtos.Procedeu-se, portanto, à realização de análises de vendas sobre as famílias de produtos e as respetivas subfamílias, para suportar algumas questões na tomada de decisão e posteriormente, foi desenvolvida uma ferramenta ao estilo de uma árvore de decisão que permita identificar quais as referências de produtos finais que devem ser descontinuados e numa outra fase, um novo fluxo de processos é sugerido por forma a precaver a inclusão de produtos desnecessários no portfólio.Com esta análise, conseguiu-se numa primeira fase eliminar 46 referências finais de produto da família mais promissora.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/83399
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação Mestrado - Daniel Silva.pdf2.22 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

502
Visto em 16/jul/2024

Downloads 50

728
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons