Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83399
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Luis Miguel Domingues Fernandes-
dc.contributor.authorSilva, Daniel Nunes-
dc.date.accessioned2018-12-22T19:26:45Z-
dc.date.available2018-12-22T19:26:45Z-
dc.date.issued2017-07-26-
dc.date.submitted2019-01-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/83399-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractThis project has as the main objective the development and implementation of a methodology that may serve as a support for the decision making concerning the product portfolio. As so, the implementation of this methodology aims to help the product manager making decisions about the product portfolio, more specifically about issues when there is some product to add or remove in to the portfolio. Regarding the variety offered by the company and the number of final product references’ existence, which has grown steeply in recent years, there is a need to develop a method to help on making decisions in a conscious and assertive way.As the amplitude offered is large the primary focus relies on understanding the actual status of seven different product families from the company’s own brand. From that point, it was done a more meticulous analysis from each family to reduce some references and to leave at the end of the project some suggestions that may help the company to improve its product portfolio management.Thus, some sales analysis about all families and subfamilies were carried to support some of the questions that are usually asked when making decisions about product portfolio management. Posteriorly, a decision tool was developed to allow the manager to identify which references should be discontinued and in another phase, a processes flow is suggested to prevent the inclusion of unnecessary products in the portfolio.With this analysis and applying the developed methodology, it was possible in the first phase to eliminate 46 final product references from the most promising family.eng
dc.description.abstractEste projeto tem como objetivo o desenvolvimento e a implementação de uma metodologia que sirva de suporte para a tomada de decisão na gestão de portfólio de produtos. Como tal, com a implementação desta metodologia procura-se auxiliar o gestor de produto na tomada de decisão acerca do portfólio de produtos, mais concretamente sobre questões relativas à continuidade ou inserção de novos produtos no portfólio. Tendo em conta a variedade oferecida pela empresa em estudo e o número de referências existentes, que têm vindo a crescer de forma abrupta nos últimos anos, verificou-se que é necessário e benéfico desenvolver uma metodologia que permita tomar decisões de forma mais consciente e assertiva.Como a dimensão da oferta é elevada, o foco primário é o de perceber o estado em que se encontram sete diferentes famílias de produto da marca própria da empresa e daí partir para uma análise mais minuciosa a cada uma destas famílias, reduzindo assim algumas das referências existentes, e deixar no final do projeto outras possíveis melhorias que terão influência na gestão do portfólio de produtos.Procedeu-se, portanto, à realização de análises de vendas sobre as famílias de produtos e as respetivas subfamílias, para suportar algumas questões na tomada de decisão e posteriormente, foi desenvolvida uma ferramenta ao estilo de uma árvore de decisão que permita identificar quais as referências de produtos finais que devem ser descontinuados e numa outra fase, um novo fluxo de processos é sugerido por forma a precaver a inclusão de produtos desnecessários no portfólio.Com esta análise, conseguiu-se numa primeira fase eliminar 46 referências finais de produto da família mais promissora.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectSeleção de Mercadospor
dc.subjectGestão de Portfólio de Produtospor
dc.subjectSegmentação de Mercadospor
dc.subjectGestão da Variedade de Produtospor
dc.subjectMarket Selectioneng
dc.subjectProduct Portfolio Managementeng
dc.subjectMarket Segmentationeng
dc.subjectProduct Variety Managementeng
dc.titleAvaliação e Gestão do Portfólio de Produtos: Desenvolvimento de uma Metodologia de Apoio à Decisãopor
dc.title.alternativeProduct Portfolio Management and Evaluation: The Development of a Methodology to support the Decision-Makingeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Mecânica-
degois.publication.titleAvaliação e Gestão do Portfólio de Produtos: Desenvolvimento de uma Metodologia de Apoio à Decisãopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202121836-
thesis.degree.disciplineCiências de Engenharia Mecânica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrial-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSilva, Daniel Nunes::0000-0003-0034-8755-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriNeto, Pedro Mariano Simões-
uc.degree.elementojuriPimentel, Carina Maria Oliveira-
uc.degree.elementojuriFerreira, Luis Miguel Domingues Fernandes-
uc.contributor.advisorFerreira, Luis Miguel Domingues Fernandes::0000-0003-0459-0020-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Mestrado - Daniel Silva.pdf2.22 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

502
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 50

728
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons