Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/82442
Título: “Horas Extraordinárias: A Televisão como Veículo de Cultura”
Outros títulos: "Extraordinary Hours: Television as a Vehicle of Culture"
Autor: Costa, Maria Joana Oliveira da 
Orientador: Silva, João José Figueira da
Palavras-chave: Cultura; Representação; Televisão; Sociedade; Media; Culture; Representation; Television; Society; Media
Data: 11-Out-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: “Horas Extraordinárias: A Televisão como Veículo de Cultura”
Local de edição ou do evento: Direção de Informação da RTP
Resumo: Considerando a cultura na sua “categoria social”, é objectivo deste trabalho esclarecer a forma como a televisão, através de uma comunicação mediada, pode determinar a definição de “cultura popular”. Neste sentido, é importante considerar a relação entre cultura e sociedade e, consequentemente, a relação entre os meios de comunicação de massa, especialmente a televisão, e a cultura. Entender o poder representativo da linguagem e da comunicação mediada na sociedade e no individuo, são também objectivos deste trabalho, uma vez que, é através da linguagem que se formula a comunicação mediada que permite a relação entre o público e a sociedade. Desta forma, neste trabalho serão exploradas as formas como a televisão representa a realidade social e auxilia o individuo na construção da sua percepção de cultura. Trata-se de uma análise das práticas jornalísticas no contexto do programa “Horas Extraordinárias” que é divulgado pelo canal RTP3, na rede pública de televisão nacional. Uma reflexão que partirá do princípio que um programa cultural, no contexto da rede pública de televisão, deve servir o “interesse público” e realizar uma divulgação diversificada das produções culturais a nível nacional e internacional Assim, tendo como base questões mediáticas da representação e, partindo do princípio de que os medias são criadores de imagens culturais e estereótipos, este trabalho será uma análise da forma como a televisão realiza a divulgação de produções culturais, através do programa “Horas Extraordinárias”. Desta forma, neste trabalho será também considerada a maneira como o programa “Horas Extraordinárias” aplica práticas e normas do jornalismo na divulgação de cultura de forma a entender se este é um programa de entretenimento ou um programa informativo.
Considering culture in its "social category", it is the purpose of this paper to clarify how television, through mediated communication, can determine the definition of "popular culture". In this sense, it is important to consider the relationship between culture and society and, consequently, the relationship between the mass media, especially television, and culture. Understanding the representative power of language and mediated communication in society and the individual, are also objectives of this work, since it is through language that formulates mediated communication that allows the relationship between the public and society. In this way, this work will explore the ways in which television represents social reality and assists the individual in the construction of their perception of culture. This is an analysis of the journalistic practices in the context of the program "Extraordinary Hours" that is published by the RTP3 channel, in the national public television network. A reflection that will assume that a cultural program in the context of the public television network should serve the "public interest" and carry out a diversified dissemination of cultural productions at national and international level. Thus, based on media issues of representation and, assuming that the media are creators of cultural images and stereotypes, this work will be an analysis of the way in which television transmits cultural productions through the "Extraordinary Hours" program. Thus, this work will also consider how the "Extraordinary Hours" program applies journalism practices and norms in the dissemination of culture in order to understand whether this is an entertainment program or an information program.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/82442
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
MariaCosta_versaofinal.pdf1.53 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

601
Visto em 26/mar/2024

Downloads 20

2.968
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons