Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82442
Title: “Horas Extraordinárias: A Televisão como Veículo de Cultura”
Other Titles: "Extraordinary Hours: Television as a Vehicle of Culture"
Authors: Costa, Maria Joana Oliveira da 
Orientador: Silva, João José Figueira da
Keywords: Cultura; Representação; Televisão; Sociedade; Media; Culture; Representation; Television; Society; Media
Issue Date: 11-Oct-2018
Serial title, monograph or event: “Horas Extraordinárias: A Televisão como Veículo de Cultura”
Place of publication or event: Direção de Informação da RTP
Abstract: Considerando a cultura na sua “categoria social”, é objectivo deste trabalho esclarecer a forma como a televisão, através de uma comunicação mediada, pode determinar a definição de “cultura popular”. Neste sentido, é importante considerar a relação entre cultura e sociedade e, consequentemente, a relação entre os meios de comunicação de massa, especialmente a televisão, e a cultura. Entender o poder representativo da linguagem e da comunicação mediada na sociedade e no individuo, são também objectivos deste trabalho, uma vez que, é através da linguagem que se formula a comunicação mediada que permite a relação entre o público e a sociedade. Desta forma, neste trabalho serão exploradas as formas como a televisão representa a realidade social e auxilia o individuo na construção da sua percepção de cultura. Trata-se de uma análise das práticas jornalísticas no contexto do programa “Horas Extraordinárias” que é divulgado pelo canal RTP3, na rede pública de televisão nacional. Uma reflexão que partirá do princípio que um programa cultural, no contexto da rede pública de televisão, deve servir o “interesse público” e realizar uma divulgação diversificada das produções culturais a nível nacional e internacional Assim, tendo como base questões mediáticas da representação e, partindo do princípio de que os medias são criadores de imagens culturais e estereótipos, este trabalho será uma análise da forma como a televisão realiza a divulgação de produções culturais, através do programa “Horas Extraordinárias”. Desta forma, neste trabalho será também considerada a maneira como o programa “Horas Extraordinárias” aplica práticas e normas do jornalismo na divulgação de cultura de forma a entender se este é um programa de entretenimento ou um programa informativo.
Considering culture in its "social category", it is the purpose of this paper to clarify how television, through mediated communication, can determine the definition of "popular culture". In this sense, it is important to consider the relationship between culture and society and, consequently, the relationship between the mass media, especially television, and culture. Understanding the representative power of language and mediated communication in society and the individual, are also objectives of this work, since it is through language that formulates mediated communication that allows the relationship between the public and society. In this way, this work will explore the ways in which television represents social reality and assists the individual in the construction of their perception of culture. This is an analysis of the journalistic practices in the context of the program "Extraordinary Hours" that is published by the RTP3 channel, in the national public television network. A reflection that will assume that a cultural program in the context of the public television network should serve the "public interest" and carry out a diversified dissemination of cultural productions at national and international level. Thus, based on media issues of representation and, assuming that the media are creators of cultural images and stereotypes, this work will be an analysis of the way in which television transmits cultural productions through the "Extraordinary Hours" program. Thus, this work will also consider how the "Extraordinary Hours" program applies journalism practices and norms in the dissemination of culture in order to understand whether this is an entertainment program or an information program.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/82442
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
MariaCosta_versaofinal.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

604
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

3,005
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons