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Título: Questionário de Esquemas para Adolescentes (QEA): Estudos de validação numa amostra de adolescentes da população normal
Autor: Santos, Laura 
Orientador: Pinto Gouveia, José Augusto
Rijo, Daniel
Palavras-chave: Esquemas Precoces Mal-adaptativos; Questionário de Esquemas para Adolescentes; Estudo psicométrico; Análise Factorial; Perturbação de Conduta
Data: 2009
Resumo: O presente estudo pretende desenvolver e disponibilizar um questionário para avaliar esquemas, análogo ao Questionário de Esquemas de Young, contudo, por sua vez, destinado à população adolescente (12 aos 18 anos) – Questionário de Esquemas para Adolescentes (QEA). Assim, realizou-se uma análise factorial do QEA numa amostra geral de adolescentes (n =877) e explorou-se as suas características psicométricas, na mesma amostra geral e em dois grupos clínicos: Adolescentes com Problemas Disciplinares (n = 52) e Adolescentes com Perturbação de Conduta (n=52). O modelo factorial emergente revelou-se coerente com as dimensões teóricas propostas por Young, sendo extraídos 18 factores que se sobrepõem aos 18 Esquemas Precoces Mal-adaptativos postulados na Teoria Focadas nos Esquemas, sendo eles, o Isolamento social/Alienação, Emaranhamento, Padrões excessivos/rígidos de realização, Privação Emocional, Abandono, Auto-punição, Auto-sacrifício, Vulnerabilidade ao Mal e à Doença, Inibição Emocional, Subjugação ao grupo, Grandiosidade, Fracasso, Dependência/Incompetência funcional, Defeito/Incapacidade de ser amado, Procura de aprovação/Reconhecimento, Auto-controlo/Autodisciplina insuficientes e Pessimismo. Foi de igual modo realizada uma análise factorial de segunda ordem que revelou três dimensões: Menos valia e desligamento, Ligação excessiva e Vulnerabilidade pessoal, e por último Auto-Engrandecimento. Estas dimensões revelaram-se diferentes das encontradas em estudos realizados com adultos. Os resultados obtidos sugerem que o QEA se revelou um instrumento adequado do ponto de vista psicométrico, com um nível muito bom de consistência interna (α > .93) e um nível de estabilidade temporal adequado (r=.84), sendo um instrumento útil para uso em contexto clínico ou de investigação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46952
Direitos: openAccess
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FPCEUC - Teses de Mestrado

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