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https://hdl.handle.net/10316/46675
Título: | Insucesso escolar e factores de risco do aluno - validação de uma medida de autorresposta numa amostra alargada de alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico | Outros títulos: | Risk factors for school failure - validation studies of a self-report measure in a Portuguese students sample form the basic education | Autor: | Miguel, Rita Rijo, Daniel Nobre-Lima, Luiza |
Palavras-chave: | Insucesso escolar; Auto-regulação comportamental; Integração social; Auto-conceito escolar; Motivação; Ansiedade de desempenho; Rotinas de estudo; Expectativas de auto-eficácia escolar; Atribuições de insucesso | Data: | 2013 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Revista Laboratório de Psicologia | Volume: | 11 | Número: | 2 | Resumo: | O insucesso escolar radica num conjunto vasto de factores de risco, os quais têm vindo a ser incluídos na literatura em três categorias específicas: família, escola e factores individuais. Embora as duas primeiras categorias desempenhem um papel importante no fenómeno do insucesso, são os factores do próprio aluno, isto é, as suas variáveis cognitivas, comportamentais e interpessoais, os que possuem um papel de maior interesse ao nível da intervenção psicológica reabilitativa, por serem factores de risco modificáveis. Para avaliá-los, foi desenvolvida uma medida de auto-relato – Auto-avaliação dos factores de Risco do Aluno, no âmbito do projecto Rede de Mediadores para o Sucesso Escolar (Associação dos Empresários Para a Inclusão Social – EPIS), com base em evidências teóricas e a partir da experiência do terreno neste projecto. Esta investigação tem como objectivo validar essa medida em alunos do 2º e 3º ciclo de escolaridade. Os resultados mostram que a escala avalia 8 dimensões empíricas robustas do ponto de vista psicométrico (que explicam 52.7% da variância total): problemas de comportamento e de autoregulação, rejeição pelos pares, baixo auto-conceito escolar, desvalorização da escola, ansiedade de desempenho, ausência de rotinas de estudo, baixa auto-eficácia escolar, e desconfiança face aos professores. A AFRA revelou ser capaz de discriminar entre alunos com diferentes graus de rendimento, bem como entre alunos com e sem história de reprovação. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46675 | DOI: | 10.14417/lp.681 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Miguel, R.R. (2013)_AFRA_artigo de validação.pdf | Artigo | 781.3 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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