Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46675
Title: Insucesso escolar e factores de risco do aluno - validação de uma medida de autorresposta numa amostra alargada de alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
Other Titles: Risk factors for school failure - validation studies of a self-report measure in a Portuguese students sample form the basic education
Authors: Miguel, Rita 
Rijo, Daniel 
Nobre-Lima, Luiza 
Keywords: Insucesso escolar; Auto-regulação comportamental; Integração social; Auto-conceito escolar; Motivação; Ansiedade de desempenho; Rotinas de estudo; Expectativas de auto-eficácia escolar; Atribuições de insucesso
Issue Date: 2013
Serial title, monograph or event: Revista Laboratório de Psicologia
Volume: 11
Issue: 2
Abstract: O insucesso escolar radica num conjunto vasto de factores de risco, os quais têm vindo a ser incluídos na literatura em três categorias específicas: família, escola e factores individuais. Embora as duas primeiras categorias desempenhem um papel importante no fenómeno do insucesso, são os factores do próprio aluno, isto é, as suas variáveis cognitivas, comportamentais e interpessoais, os que possuem um papel de maior interesse ao nível da intervenção psicológica reabilitativa, por serem factores de risco modificáveis. Para avaliá-los, foi desenvolvida uma medida de auto-relato – Auto-avaliação dos factores de Risco do Aluno, no âmbito do projecto Rede de Mediadores para o Sucesso Escolar (Associação dos Empresários Para a Inclusão Social – EPIS), com base em evidências teóricas e a partir da experiência do terreno neste projecto. Esta investigação tem como objectivo validar essa medida em alunos do 2º e 3º ciclo de escolaridade. Os resultados mostram que a escala avalia 8 dimensões empíricas robustas do ponto de vista psicométrico (que explicam 52.7% da variância total): problemas de comportamento e de autoregulação, rejeição pelos pares, baixo auto-conceito escolar, desvalorização da escola, ansiedade de desempenho, ausência de rotinas de estudo, baixa auto-eficácia escolar, e desconfiança face aos professores. A AFRA revelou ser capaz de discriminar entre alunos com diferentes graus de rendimento, bem como entre alunos com e sem história de reprovação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46675
DOI: 10.14417/lp.681
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais

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