Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/45925
Título: A novel approach: combining dental enamel hypoplasia and paleoparasitological analysis in medieval Islamic individuals buried in Santarém (Portugal)
Autor: Cunha, Daniela 
Santos, Ana Luísa 
Matias, António 
Sianto, Luciana 
Palavras-chave: Parasite; Middle Ages; Helminths; Cumulative advantage/adversity; developmental origins of health and disease; Parasitas; Helmintos; Idade Média
Data: Dez-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Antropologia Portuguesa
Volume: 34
Resumo: Os estudos paleopatológicos e paleoparasitológicos procuram evidências para compreender a saúde e a doença em populações do passado. Estas duas abordagens são frequentemente usadas independentemente, apesar da óbvia importância da sua complementaridade. Neste trabalho, pretendemos explorar a possível relação entre as hipopla sias do esmalte dentário formadas na infância e a infeção por parasitas intestinais na idade adulta. Em 30 indivíduos adultos, exumados da necrópole islâmica de Santarém (séculos IX-XII), foram pesquisadas macroscopicamente hipoplasias do esmalte dentário. Os sedimentos da pélvis e do crânio de cada esqueleto foram observados ao microscópio ótico na tentativa de identificar ovos de helmintos. Os defeitos hipoplásicos existem em 46,67% dos indivíduos, principalmente em caninos e incisivos. Os ovos de Ascaris lumbricoides e Trichuris trichiura foram identificados, respetivamente, em 4 e 2 indivíduos. O teste exato de Fisher foi realizado para analisar se os indivíduos com hipoplasias foram mais propensos a infeções por helmintos ou se faleceram mais jovens. Embora estas variáveis tenham mostrado ser independentes, este estudo exploratório destaca a contribuição da combinação de métodos paleopatológicos e paleoparasitológicos para abordar o impacto de adversidades ocorridas na infância no sistema imunitário do adulto. Foram discutidos também os fatores que podem ter influenciado estes resultados e interpretados numa perspetiva biocultural.
URI: https://hdl.handle.net/10316/45925
DOI: 10.14195/2182-7982_34_4
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CIAS - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Cunha Santos Matias Sianto 2017.pdf337.63 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.