Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/45925
Title: A novel approach: combining dental enamel hypoplasia and paleoparasitological analysis in medieval Islamic individuals buried in Santarém (Portugal)
Authors: Cunha, Daniela 
Santos, Ana Luísa 
Matias, António 
Sianto, Luciana 
Keywords: Parasite; Middle Ages; Helminths; Cumulative advantage/adversity; developmental origins of health and disease; Parasitas; Helmintos; Idade Média
Issue Date: Dec-2017
Serial title, monograph or event: Antropologia Portuguesa
Volume: 34
Abstract: Os estudos paleopatológicos e paleoparasitológicos procuram evidências para compreender a saúde e a doença em populações do passado. Estas duas abordagens são frequentemente usadas independentemente, apesar da óbvia importância da sua complementaridade. Neste trabalho, pretendemos explorar a possível relação entre as hipopla sias do esmalte dentário formadas na infância e a infeção por parasitas intestinais na idade adulta. Em 30 indivíduos adultos, exumados da necrópole islâmica de Santarém (séculos IX-XII), foram pesquisadas macroscopicamente hipoplasias do esmalte dentário. Os sedimentos da pélvis e do crânio de cada esqueleto foram observados ao microscópio ótico na tentativa de identificar ovos de helmintos. Os defeitos hipoplásicos existem em 46,67% dos indivíduos, principalmente em caninos e incisivos. Os ovos de Ascaris lumbricoides e Trichuris trichiura foram identificados, respetivamente, em 4 e 2 indivíduos. O teste exato de Fisher foi realizado para analisar se os indivíduos com hipoplasias foram mais propensos a infeções por helmintos ou se faleceram mais jovens. Embora estas variáveis tenham mostrado ser independentes, este estudo exploratório destaca a contribuição da combinação de métodos paleopatológicos e paleoparasitológicos para abordar o impacto de adversidades ocorridas na infância no sistema imunitário do adulto. Foram discutidos também os fatores que podem ter influenciado estes resultados e interpretados numa perspetiva biocultural.
URI: https://hdl.handle.net/10316/45925
DOI: 10.14195/2182-7982_34_4
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CIAS - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Cunha Santos Matias Sianto 2017.pdf337.63 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

SCOPUSTM   
Citations

1
checked on Feb 18, 2020

Page view(s) 50

505
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

331
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.