Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/42476
Title: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junto da turma do 11º 3B no ano letivo de 2015/2016 | Authors: | Teixeira, Beatriz Antunes | Orientador: | Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro da | Keywords: | Prática pedagógica; Ensino da educação física | Issue Date: | 2016 | Abstract: | O presente documento pretende apresentar o trabalho realizado durante 9 meses de Estágio Pedagógico na Escola Secundária de Avelar Brotero, como Professora Estagiária de Educação Física. Numa primeira parte do relatório caracterizámos o meio e o contexto em que estivemos inseridos, com o intuito de contextualizarmos o leitor para as condições em que o trabalho desenvolvido. Posteriormente, realizámos uma análise reflexiva sobre as opções tomadas ao longo do ano letivo, salientando que essas opções foram sempre pensadas e aplicadas com o intuito de promover as aprendizagens dos nossos alunos. Fazemos ainda referência às dificuldades sentidas e as estratégias de superação e destacamos alguns temas importantes para o um funcionamento eficiente das aulas de Educação Física. Concluímos este trabalho escrito com o estudo de um tema-problema. O questionamento é uma estratégia de ensino frequentemente utilizada e o estudo pretende demonstrar a sua importância na Educação Física como estratégia de promoção do sucesso. Assim, foram analisados dois momentos de questionamento, em que o grau de dificuldade das questões era: M1) igual para todos os alunos (por conteúdo); M2) adequado ao nível de proficiência motora. Os resultados mostraram que a média das respostas corretas do questionamento diferenciado (M2) foram significativamente superiores (p<0,001) à média obtida no não-diferenciado (M1) (x=7,31±1,60 e x=5,47±1,75, respetivamente). Conclui-se que o questionamento diferenciado proporciona mais experiências de sucesso independentemente do nível de proficiência motora dos alunos. Palavras-chave: Estágio Pedagógico. Educação Física. Capacidade de Reflexão. Motivação. Ensino Diferenciado. Questionamento. | Description: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/42476 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
3.BT_Rela_FINAL.pdf | 3.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 1
16,769
checked on Oct 1, 2024
Download(s) 50
603
checked on Oct 1, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.