Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/42476
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junto da turma do 11º 3B no ano letivo de 2015/2016
Autor: Teixeira, Beatriz Antunes 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro da
Palavras-chave: Prática pedagógica; Ensino da educação física
Data: 2016
Resumo: O presente documento pretende apresentar o trabalho realizado durante 9 meses de Estágio Pedagógico na Escola Secundária de Avelar Brotero, como Professora Estagiária de Educação Física. Numa primeira parte do relatório caracterizámos o meio e o contexto em que estivemos inseridos, com o intuito de contextualizarmos o leitor para as condições em que o trabalho desenvolvido. Posteriormente, realizámos uma análise reflexiva sobre as opções tomadas ao longo do ano letivo, salientando que essas opções foram sempre pensadas e aplicadas com o intuito de promover as aprendizagens dos nossos alunos. Fazemos ainda referência às dificuldades sentidas e as estratégias de superação e destacamos alguns temas importantes para o um funcionamento eficiente das aulas de Educação Física. Concluímos este trabalho escrito com o estudo de um tema-problema. O questionamento é uma estratégia de ensino frequentemente utilizada e o estudo pretende demonstrar a sua importância na Educação Física como estratégia de promoção do sucesso. Assim, foram analisados dois momentos de questionamento, em que o grau de dificuldade das questões era: M1) igual para todos os alunos (por conteúdo); M2) adequado ao nível de proficiência motora. Os resultados mostraram que a média das respostas corretas do questionamento diferenciado (M2) foram significativamente superiores (p<0,001) à média obtida no não-diferenciado (M1) (x=7,31±1,60 e x=5,47±1,75, respetivamente). Conclui-se que o questionamento diferenciado proporciona mais experiências de sucesso independentemente do nível de proficiência motora dos alunos. Palavras-chave: Estágio Pedagógico. Educação Física. Capacidade de Reflexão. Motivação. Ensino Diferenciado. Questionamento.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/42476
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
3.BT_Rela_FINAL.pdf3.09 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 1

16.741
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

589
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.