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https://hdl.handle.net/10316/35413
Título: | Teoria Grounded das representações que as crianças constroem sobre os seus cuidadores institucionais | Autor: | Gonçalves, Vânia Catarina Ferreira | Orientador: | Paixão, Rui | Palavras-chave: | Crianças institucionalizadas; Cuidadores institucionais; Centro de Acolhimento; Grounded Theory | Data: | 2016 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Teoria Grounded das representações que as crianças constroem sobre os seus cuidadores institucionais | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | O presente estudo analisa as representações que as crianças do Centro
de Acolhimento Temporário Infantil de Pombal constroem sobre os seus
cuidadores institucionais. A informação recolhida foi analisada com base na
Grounded Theory, partindo do modelo de Strauss e Corbin (1990).
Os resultados traduzem-se nas categorias encontradas: “Ambiente de
holding”, “Dimensão emocional”, “Dimensão relacional”, “Aspetos da
personalidade”, “Mundo interno”, “Desenvolvimento” e “Regulação
emocional”. A categoria principal, que abrange todas as outras, é a
“Vinculação”.
Concluiu-se que as crianças percecionam os cuidadores institucionais
como figuras disponíveis para atender às suas necessidades, sendo também
reconhecida a sua capacidade contentora, protetora e afetiva. Tal perceção
traduz-se no estabelecimento de uma relação de vinculação entre as crianças
e os seus cuidadores. The present study analyses the children representations about their institutional caregivers. All childrens are institutionalized in a Temporary Welfare Infant Center in Pombal. The information collected was analyzed based on the Grounded Theory, according to the Strauss and Corbin’s model (1990). The results are reflected in the following categories: “Holding environment”, “Emotional dimension”, “Relational dimension”, “Aspects of the personality”, “Internal world”, “Development” and “Emotional regulation”. The “Attachment” is the core category. We concluded that children perceive the institutional caregivers as available figures to assist their needs, being also recognized for their supportive, protective and affective capacities. This perception is reflected in the establishment of an attachment relationship between the children and their caregivers. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica (Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/35413 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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