Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/35413
Título: Teoria Grounded das representações que as crianças constroem sobre os seus cuidadores institucionais
Autor: Gonçalves, Vânia Catarina Ferreira 
Orientador: Paixão, Rui
Palavras-chave: Crianças institucionalizadas; Cuidadores institucionais; Centro de Acolhimento; Grounded Theory
Data: 2016
Título da revista, periódico, livro ou evento: Teoria Grounded das representações que as crianças constroem sobre os seus cuidadores institucionais
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente estudo analisa as representações que as crianças do Centro de Acolhimento Temporário Infantil de Pombal constroem sobre os seus cuidadores institucionais. A informação recolhida foi analisada com base na Grounded Theory, partindo do modelo de Strauss e Corbin (1990). Os resultados traduzem-se nas categorias encontradas: “Ambiente de holding”, “Dimensão emocional”, “Dimensão relacional”, “Aspetos da personalidade”, “Mundo interno”, “Desenvolvimento” e “Regulação emocional”. A categoria principal, que abrange todas as outras, é a “Vinculação”. Concluiu-se que as crianças percecionam os cuidadores institucionais como figuras disponíveis para atender às suas necessidades, sendo também reconhecida a sua capacidade contentora, protetora e afetiva. Tal perceção traduz-se no estabelecimento de uma relação de vinculação entre as crianças e os seus cuidadores.
The present study analyses the children representations about their institutional caregivers. All childrens are institutionalized in a Temporary Welfare Infant Center in Pombal. The information collected was analyzed based on the Grounded Theory, according to the Strauss and Corbin’s model (1990). The results are reflected in the following categories: “Holding environment”, “Emotional dimension”, “Relational dimension”, “Aspects of the personality”, “Internal world”, “Development” and “Emotional regulation”. The “Attachment” is the core category. We concluded that children perceive the institutional caregivers as available figures to assist their needs, being also recognized for their supportive, protective and affective capacities. This perception is reflected in the establishment of an attachment relationship between the children and their caregivers.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica (Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/35413
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
TESE MIP - Vânia Catarina Gonçalves - 2016.pdf447.17 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

328
Visto em 26/mar/2024

Downloads

248
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.