Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/32876
Title: | Cultura de aprendizagem e desempenho em Instituições de Ensino Superior: o papel mediador do bem-estar afetivo | Authors: | Ambrósio, Mariana dos Santos Fernandes Gomes | Orientador: | Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias | Keywords: | Cultura de aprendizagem; Desempenho; Bem-estar afetivo | Issue Date: | 2016 | Serial title, monograph or event: | Cultura de aprendizagem e desempenho em Instituições de Ensino Superior: o papel mediador do bem-estar afetivo | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Este estudo analisa o efeito mediador do bem-estar afetivo na relação entre a cultura de aprendizagem e o desempenho, mais concretamente, o desempenho percebido e a média de curso. Utilizando uma amostra de 200 estudantes portugueses do Ensino Superior, os resultados obtidos, através de modelos de equações estruturais, revelam que o bem-estar afetivo positivo medeia a relação entre a cultura de aprendizagem e a média de curso, não mediando, no entanto, a relação entre a cultura de aprendizagem e o desempenho percebido. Deste modo, o presente estudo permite sublinhar a importância da relação direta entre a cultura de aprendizagem e o desempenho percebido, assim como o desenvolvimento de culturas orientadas para a aprendizagem, no contexto universitário, que promovam, entre outros aspetos, o bem-estar afetivo dos alunos e o sucesso académico. This study analyses the mediating effect of affective well-being between learning culture and performance, more specifically, perceived performance and grade point average. Using a sample of 200 Portuguese college students, the results, attained via structural equation modelling, show that positive affective well-being mediates the relationship between learning culture and grade point average. However, it does not mediate the relationship between learning culture and perceived performance. Thus, the present study highlights the importance of the direct relationship between learning culture and perceived performance, as well as the development of oriented learning cultures in academic context, promoting, amongst other aspects, students’ affective well-being and the academic success |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/32876 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE MIP - Mariana Ambrósio - 2016.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 5
1,357
checked on Oct 16, 2024
Download(s)
170
checked on Oct 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.