Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32860
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorValentim, Joaquim Pires-
dc.contributor.authorSantos, Sofia Alexandra Marques Reigota dos-
dc.date.accessioned2016-11-14T13:47:31Z-
dc.date.available2016-11-14T13:47:31Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/32860-
dc.description.abstractCom o presente estudo pretendeu-se aprofundar a temática da deficiência intelectual, nomeadamente as representações sociais de estudantes universitários acerca deste tema. Realizou-se uma breve revisão de literatura, através da qual foi possível considerar que não só os estudos acerca da deficiência são escassos, como nos estudos até agora efetuados as imagens e perceções acerca das pessoas deficientes são maioritariamente negativas. Esta investigação teve, assim, como principal objetivo compreender se estas perceções negativas persistem. Deste modo, pediu-se aos participantes que respondessem a seis questões abertas, criando uma história ou situação na qual o deficiente intelectual é o ator principal. Com a informação recolhida procedeu-se a uma análise de conteúdo, na qual três juízes independentes categorizaram o conteúdo das respostas. Os resultados obtidos traduzem-se numa imagem da pessoa deficiente intelectual pautada pela dependência e necessidade de atenção.por
dc.description.abstractThe present study aimed to deepening the knowledge about intellectual disability, mainly the social representations of university students on the subject. We held a brief literature review, through which it was possible to consider that studies about disabilities are rare, and those who exist so far, carry out that the images and perceptions about people with disabilities are mostly negative. This research therefore had the main goal of understand if these negative perceptions persist. Thus, we asked the participants to answer six open questions with the purpose of creating a story or situation in which a person with intellectual disability is the main actor. With the information gathered we proceeded to a content analysis, in which three independent judges categorized the content of the answers. The results translate into an image of intellectually disabled person guided by dependence and the need for attention.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectIntegração socioprofissionalpor
dc.titleRepresentações sociais de estudantes universitários relativamente a pessoas deficientes intelectuaispor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleRepresentações sociais de estudantes universitários relativamente a pessoas deficientes intelectuaispor
dc.peerreviewedyespor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho.-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9632-3693-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE MIP - Sofia Alexandra Santos - 2016.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

872
checked on Apr 24, 2024

Download(s) 50

472
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.