Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/32860
Title: | Representações sociais de estudantes universitários relativamente a pessoas deficientes intelectuais | Authors: | Santos, Sofia Alexandra Marques Reigota dos | Orientador: | Valentim, Joaquim Pires | Keywords: | Deficiência intelectual; Representações sociais; Integração socioprofissional | Issue Date: | 2016 | Serial title, monograph or event: | Representações sociais de estudantes universitários relativamente a pessoas deficientes intelectuais | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Com o presente estudo pretendeu-se aprofundar a temática da
deficiência intelectual, nomeadamente as representações sociais de
estudantes universitários acerca deste tema. Realizou-se uma breve revisão
de literatura, através da qual foi possível considerar que não só os estudos
acerca da deficiência são escassos, como nos estudos até agora efetuados as
imagens e perceções acerca das pessoas deficientes são maioritariamente
negativas. Esta investigação teve, assim, como principal objetivo
compreender se estas perceções negativas persistem.
Deste modo, pediu-se aos participantes que respondessem a seis
questões abertas, criando uma história ou situação na qual o deficiente
intelectual é o ator principal. Com a informação recolhida procedeu-se a uma
análise de conteúdo, na qual três juízes independentes categorizaram o
conteúdo das respostas. Os resultados obtidos traduzem-se numa imagem da
pessoa deficiente intelectual pautada pela dependência e necessidade de
atenção. The present study aimed to deepening the knowledge about intellectual disability, mainly the social representations of university students on the subject. We held a brief literature review, through which it was possible to consider that studies about disabilities are rare, and those who exist so far, carry out that the images and perceptions about people with disabilities are mostly negative. This research therefore had the main goal of understand if these negative perceptions persist. Thus, we asked the participants to answer six open questions with the purpose of creating a story or situation in which a person with intellectual disability is the main actor. With the information gathered we proceeded to a content analysis, in which three independent judges categorized the content of the answers. The results translate into an image of intellectually disabled person guided by dependence and the need for attention. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/32860 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE MIP - Sofia Alexandra Santos - 2016.pdf | 1.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 10
863
checked on Mar 26, 2024
Download(s) 50
460
checked on Mar 26, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.