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Título: Determinantes das atitudes dos jovens portugueses face à música popular brasileira
Autor: Moreira, Débora Paulo de Faria 
Orientador: Costa, João Pedro Dias Fontes da
Palavras-chave: Comportamento do consumidor; Atitudes do consumidor; Produtos culturais; MPB; Música
Data: 23-Set-2016
Editora: FEUC
Título da revista, periódico, livro ou evento: Determinantes das atitudes dos jovens portugueses face à música popular brasileira
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A música como produto cultural passou a ser reconhecida mundialmente após o período da Revolução Industrial. No Brasil, em especial, a música como produto comercial passou a ser reconhecida após 1913 quando a primeira fábrica de discos foi instalada no país. Entretanto, só na década de 1970, com a chegada de gravadoras multinacionais, que este produto cultural foi popularmente difundido em todo o mundo. O período da ditadura militar no Brasil foi de grande proveito para as produções musicais, consolidando a MPB como um gênero derivado dos momentos sociais e políticos conturbados. Contemporaneamente, Portugal se libertava da ditadura Salazarista e passou a ser, então, destino de grande parte das exportações do produto cultural MPB. Atualmente, a comercialização, incluindo exportação e importação, dos produtos culturais e daqueles que são fruto da indústria criativa correspondem a grande parte das riquezas produzidos no mundo. Visto isto, o presente projeto tem como objetivo compreender as atitudes face ao consumo do produto cultural MPB, atualmente, por jovens portugueses. Com a finalidade de validar o modelo conceitual foi realizada uma investigação de caráter quantitativa, centrada em um questionário online e impresso com uma amostra de 389 inquiridos, nomeadamente jovens portugueses de 15 a 35 anos. A relevância deste estudo consiste na identificação das atitudes face ao consumo por parte dos jovens portugueses da atualidade frente à música popular brasileira, um produto cultural cujo período de maior sucesso deu-se em meados dos anos de 1970 em Portugal. Estas conclusões foram pautadas na identificação da intenção dos jovens portugueses de realizarem o word-of-mouth positivo e de realizarem a compra do produto em questão. Sendo estas atitudes, no modelo conceitual proposto, provenientes da satisfação, identificação, notoriedade, comprometimento afetivo e valor percebido. Além disto, foi possível confirmar, na maioria das vezes, a relação verídica entre as hipóteses desenvolvidas, confirmando então que as atitudes dos consumidores são reflexo das atitudes conativas, afetivas e cognitivas. Sendo estas, como um todo, geradas a partir de crenças, conhecimento, reações emocionais e experiências com o produto.
Descrição: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Pedro Dias Fontes da Costa.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32779
Direitos: openAccess
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FEUC- Teses de Mestrado

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