Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32779
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, João Pedro Dias Fontes da-
dc.contributor.authorMoreira, Débora Paulo de Faria-
dc.date.accessioned2016-11-11T12:14:17Z-
dc.date.available2016-11-11T12:14:17Z-
dc.date.issued2016-09-23-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/32779-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Pedro Dias Fontes da Costa.por
dc.description.abstractA música como produto cultural passou a ser reconhecida mundialmente após o período da Revolução Industrial. No Brasil, em especial, a música como produto comercial passou a ser reconhecida após 1913 quando a primeira fábrica de discos foi instalada no país. Entretanto, só na década de 1970, com a chegada de gravadoras multinacionais, que este produto cultural foi popularmente difundido em todo o mundo. O período da ditadura militar no Brasil foi de grande proveito para as produções musicais, consolidando a MPB como um gênero derivado dos momentos sociais e políticos conturbados. Contemporaneamente, Portugal se libertava da ditadura Salazarista e passou a ser, então, destino de grande parte das exportações do produto cultural MPB. Atualmente, a comercialização, incluindo exportação e importação, dos produtos culturais e daqueles que são fruto da indústria criativa correspondem a grande parte das riquezas produzidos no mundo. Visto isto, o presente projeto tem como objetivo compreender as atitudes face ao consumo do produto cultural MPB, atualmente, por jovens portugueses. Com a finalidade de validar o modelo conceitual foi realizada uma investigação de caráter quantitativa, centrada em um questionário online e impresso com uma amostra de 389 inquiridos, nomeadamente jovens portugueses de 15 a 35 anos. A relevância deste estudo consiste na identificação das atitudes face ao consumo por parte dos jovens portugueses da atualidade frente à música popular brasileira, um produto cultural cujo período de maior sucesso deu-se em meados dos anos de 1970 em Portugal. Estas conclusões foram pautadas na identificação da intenção dos jovens portugueses de realizarem o word-of-mouth positivo e de realizarem a compra do produto em questão. Sendo estas atitudes, no modelo conceitual proposto, provenientes da satisfação, identificação, notoriedade, comprometimento afetivo e valor percebido. Além disto, foi possível confirmar, na maioria das vezes, a relação verídica entre as hipóteses desenvolvidas, confirmando então que as atitudes dos consumidores são reflexo das atitudes conativas, afetivas e cognitivas. Sendo estas, como um todo, geradas a partir de crenças, conhecimento, reações emocionais e experiências com o produto.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectAtitudes do consumidorpor
dc.subjectProdutos culturaispor
dc.subjectMPBpor
dc.subjectMúsicapor
dc.titleDeterminantes das atitudes dos jovens portugueses face à música popular brasileirapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleDeterminantes das atitudes dos jovens portugueses face à música popular brasileirapor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_07.pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

403
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

238
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.