Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32507
Title: Determinantes e implicações da qualidade de serviços em instalações desportivas
Authors: Cunha, Patrícia Alexandra de Sousa Vela 
Orientador: Sá, Patrícia Moura e
Keywords: Qualidade de serviço; Satisfação; Lealdade; Piscinas; Prática desportiva
Issue Date: 15-Sep-2016
Publisher: FEUC
Citation: Cunha, Patrícia Alexandra de Sousa Vela - Determinantes e implicações da qualidade de serviços em instalações desportivas, Coimbra, 2016.
Abstract: O fomento da prática desportiva é essencial para a melhoria da qualidade de vida. Para que isso aconteça, não só são importantes as infraestruturas, mas também a qualidade dos serviços prestados. O presente estudo visa analisar os determinantes da qualidade e a satisfação associada aos serviços prestados por piscinas municipais. Procura-se igualmente estudar em que medida a satisfação pode influenciar a lealdade. A revisão da literatura mostra que têm sido aplicados neste contexto alguns instrumentos para avaliação da qualidade de serviços, como o SERVQUAL, e que algumas outras escalas mais específicas têm sido desenvolvidas. Contudo, são ainda escassos os trabalhos que analisam simultaneamente as relações entre qualidade de serviço, satisfação e lealdade. Para avaliar a satisfação foram analisadas quatro dimensões: qualidade de instalações, qualidade de resultados, qualidade de relacionamento com monitores/funcionários e qualidade de interação entre clientes. A lealdade foi medida com base nas atitudes de recomendação e no envolvimento psicológico. O modelo proposto foi testado com base nos dados recolhidos pela aplicação de um questionário a utilizadores de quatro piscinas municipais da região da Bairrada.Os resultados mostraram uma boa consistência das escalas usadas e um bom poder explicativo do modelo. Constatou-se em especial que a satisfação está fortemente ligada à qualidade de resultados e de relacionamento. A satisfação por seu turno está intimamente relacionada com a recomendação e o envolvimento psicológico. Com base nestes resultados, é possível tecer algumas recomendações que poderão conduzir a uma melhor perceção por parte dos utilizadores das piscinas municipais do serviço prestado e, consequente, contribuir para uma prática desportiva consistente.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Patrícia Moura e Sá.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32507
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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