Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32507
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Patrícia Moura e-
dc.contributor.authorCunha, Patrícia Alexandra de Sousa Vela-
dc.date.accessioned2016-10-20T15:56:52Z-
dc.date.available2016-10-20T15:56:52Z-
dc.date.issued2016-09-15-
dc.identifier.citationCunha, Patrícia Alexandra de Sousa Vela - Determinantes e implicações da qualidade de serviços em instalações desportivas, Coimbra, 2016.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/32507-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Patrícia Moura e Sá.por
dc.description.abstractO fomento da prática desportiva é essencial para a melhoria da qualidade de vida. Para que isso aconteça, não só são importantes as infraestruturas, mas também a qualidade dos serviços prestados. O presente estudo visa analisar os determinantes da qualidade e a satisfação associada aos serviços prestados por piscinas municipais. Procura-se igualmente estudar em que medida a satisfação pode influenciar a lealdade. A revisão da literatura mostra que têm sido aplicados neste contexto alguns instrumentos para avaliação da qualidade de serviços, como o SERVQUAL, e que algumas outras escalas mais específicas têm sido desenvolvidas. Contudo, são ainda escassos os trabalhos que analisam simultaneamente as relações entre qualidade de serviço, satisfação e lealdade. Para avaliar a satisfação foram analisadas quatro dimensões: qualidade de instalações, qualidade de resultados, qualidade de relacionamento com monitores/funcionários e qualidade de interação entre clientes. A lealdade foi medida com base nas atitudes de recomendação e no envolvimento psicológico. O modelo proposto foi testado com base nos dados recolhidos pela aplicação de um questionário a utilizadores de quatro piscinas municipais da região da Bairrada.Os resultados mostraram uma boa consistência das escalas usadas e um bom poder explicativo do modelo. Constatou-se em especial que a satisfação está fortemente ligada à qualidade de resultados e de relacionamento. A satisfação por seu turno está intimamente relacionada com a recomendação e o envolvimento psicológico. Com base nestes resultados, é possível tecer algumas recomendações que poderão conduzir a uma melhor perceção por parte dos utilizadores das piscinas municipais do serviço prestado e, consequente, contribuir para uma prática desportiva consistente.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectQualidade de serviçopor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectLealdadepor
dc.subjectPiscinaspor
dc.subjectPrática desportivapor
dc.titleDeterminantes e implicações da qualidade de serviços em instalações desportivaspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitResearch Center in Political Science-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6125-5651-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
tese _patricia cunha.pdf7.75 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

623
checked on Apr 30, 2024

Download(s) 5

3,916
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.