Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/32433
Título: Crianças com características de sobredotação:Crianças com características de sobredotação
Autor: Achando, Diana Raquel Valente 
Orientador: Pereira, Marcelino Arménio Martins
Palavras-chave: Sobredotação; Qualidade de vida; Autoconceito; Estilos parentais
Data: 2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: Crianças com características de sobredotação:qualidade de vida e caraterização socioafetiva
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Com o objetivo de caracterizar a qualidade de vida das crianças sobredotadas e outras dimensões de natureza socioafetiva, foi realizado um estudo comparativo no qual se analisam variáveis como a qualidade de vida, o autoconceito e estilos parentais. Para o efeito constituíram-se duas amostras independentes com recurso à metodologia de pares idênticos, no que concerne às variáveis idade e sexo. Cada uma das amostras (clínica e controlo) integra 26 crianças, cujas idades variam entre os 6 e os 12 anos. O protocolo de avaliação incluiu: o KIDSCREEN-52 – versão criança e adolescente e versão pais, a Escala de Autoconceito de Piers Harris 2, o Egna Minnen Bertraffande Uppfostran (EMBU) – versão para crianças e versão para pais e o Questionário de Capacidades e de Dificuldades (SDQ) – versão para pais. Os resultados obtidos não sugerem diferenças estatisticamente significativas entre os grupos.
Given the objective of characterizing the socioaffective and quality of life aspects of gifted children, it was set up a comparative case study of variables such as quality of life, self-concept and parental models. To this effect were set up two independent samples using the methodology of identical pairs, in relation to the variables age and sex. Each sample (clinical and control) includes 26 children whose ages range from 6 to 12 years. The evaluation protocol included: the KIDSCREEN-52 - children version and parental version, the Piers Harris Children’s Self-Concept 2, the Egna Minnen Bertraffande Uppfostran (EMBU) – children version and parental version and the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) – parental version. The results obtained suggest no statistically significant differences between groups.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32433
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
TESE MIP - Diana Raquel Achando.pdf480.45 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

979
Visto em 16/jul/2024

Downloads 50

533
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.