Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32433
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Marcelino Arménio Martins-
dc.contributor.authorAchando, Diana Raquel Valente-
dc.date.accessioned2016-10-11T17:27:22Z-
dc.date.available2016-10-11T17:27:22Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/32433-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractCom o objetivo de caracterizar a qualidade de vida das crianças sobredotadas e outras dimensões de natureza socioafetiva, foi realizado um estudo comparativo no qual se analisam variáveis como a qualidade de vida, o autoconceito e estilos parentais. Para o efeito constituíram-se duas amostras independentes com recurso à metodologia de pares idênticos, no que concerne às variáveis idade e sexo. Cada uma das amostras (clínica e controlo) integra 26 crianças, cujas idades variam entre os 6 e os 12 anos. O protocolo de avaliação incluiu: o KIDSCREEN-52 – versão criança e adolescente e versão pais, a Escala de Autoconceito de Piers Harris 2, o Egna Minnen Bertraffande Uppfostran (EMBU) – versão para crianças e versão para pais e o Questionário de Capacidades e de Dificuldades (SDQ) – versão para pais. Os resultados obtidos não sugerem diferenças estatisticamente significativas entre os grupos.por
dc.description.abstractGiven the objective of characterizing the socioaffective and quality of life aspects of gifted children, it was set up a comparative case study of variables such as quality of life, self-concept and parental models. To this effect were set up two independent samples using the methodology of identical pairs, in relation to the variables age and sex. Each sample (clinical and control) includes 26 children whose ages range from 6 to 12 years. The evaluation protocol included: the KIDSCREEN-52 - children version and parental version, the Piers Harris Children’s Self-Concept 2, the Egna Minnen Bertraffande Uppfostran (EMBU) – children version and parental version and the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) – parental version. The results obtained suggest no statistically significant differences between groups.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSobredotaçãopor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectAutoconceitopor
dc.subjectEstilos parentaispor
dc.titleCrianças com características de sobredotação:Crianças com características de sobredotaçãopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleCrianças com características de sobredotação:qualidade de vida e caraterização socioafetivapor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201442817-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1468-2124-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE MIP - Diana Raquel Achando.pdf480.45 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

979
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 50

533
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.