Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/31851
Título: A gestão ativa de carteiras : uma análise de estratégias predefenidas
Autor: Pires, Bruno Manuel Rodrigues 
Orientador: Santos, Dinis Daniel dos
Mendes, A. J. Marques
Palavras-chave: Gestão de carteiras; Mercados financeiros; Ações; Gestão ativa; Rebalanceamento; Trailing-stop; Stop-loss; Buy and hold
Data: 20-Jul-2016
Editora: FEUC
Citação: Pires, Bruno Manuel Rodrigues - A gestão ativa de carteiras : uma análise de estratégias predefenidas, Coimbra, 2016.
Resumo: O presente relatório retrata o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular, realizado entre 19 de janeiro e 27 de maio de 2016, na SADIF – Investment Analytics. Num período em que os níveis de rendimento dos mercados financeiros apresentam, na sua generalidade, um fraco desempenho, verifica-se uma elevada concorrência na procura por desempenhos plausíveis, mas também, um grande recurso às tecnologias, para a melhor e maior difusão da informação e, com o objetivo de encontrar oportunidades de arbitragem. No investimento de longo prazo, torna-se essencial definir como deve ser feita a gestão, tendo por base um conjunto de orientações que prevaleçam sobre a mera intuição e que, por vezes, leva os investidores a tomar decisões pouco eficientes e que contrariam a racionalidade. Neste trabalho pretende-se encontrar evidências para a existência de regras predefinidas que apoiem a tomada de decisão na gestão de investimentos nos mercados financeiros, com o intuito de aumentar a rentabilidade. Ao longo do relatório o objetivo passa por apresentar uma reflexão sobre o desenvolvimento científico em torno dos investimentos financeiros e uma análise ao desempenho de algumas técnicas de gestão de carteiras, frequentemente reconhecidas enquanto ferramentas que, de um modo geral, oferecem melhores resultados nos investimentos. Para o estudo realizado foi utilizada a informação de um conjunto de carteiras de investimento, constituídas no âmbito da atividade da empresa acolhedora. As estatísticas apresentadas apontam para uma maior eficiência com a utilização do rebalanceamento trimestral e, também, com o recurso ao trailing-stop e ao stop-loss, enquanto ferramentas de apoio à decisão de vender antes do término do período de investimento definido.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Dinis Daniel dos Santos e António José Marques Mendes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31851
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

623
Visto em 16/jul/2024

Downloads 5

6.169
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.