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Título: Atitudes para com o uso do cartão de crédito dos estudantes da Universidade de Coimbra
Autor: Abrantes, Sónia Mafalda de Almeida Cardoso 
Orientador: Pereira, Maria da Conceição Costa
Coelho, Filipe Jorge Fernandes
Palavras-chave: Produtos financeiros; Cartões de crédito; Alunos do ensino superior; Universidade de Coimbra
Data: 5-Jul-2016
Editora: FEUC
Citação: Abrantes, Sónia Mafalda de Almeida Cardoso - Atitudes para com o uso do cartão de crédito dos estudantes da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2016.
Resumo: Sendo o cartão de crédito um produto financeiro que permite fidelizar um cliente, tem aumentado o interesse das instituições financeiras peto segmento universitário, uma vez que veem nestes estudantes, futuros bons clientes. Face a esta realidade, é importante perceber em que medida os estudantes são mais permeáveis a atitudes favoráveis para com o cartão de crédito. o presente trabalho surge, assim, com o objetivo de sanar uma lacuna na literatura no que respeita à análise dos fatores que podem influenciar as atitudes para com o uso do cartão de crédito, por parte dos estudantes do ensino superior em Portugal, nas suas dimensões afetiva, cognitiva e comportamental. Na análise foram incluídas como variáveis expticativas as quatro dimensões das atitudes para com o dinheiro (ansiedade, retenção, sensibilidade ao preço e prestígio), a socialização e fatores de ordem demográfica e económica. A base de dados utilizada foi criada a partir de um questionário efectuado aos estudantes da universidade de coimbra durante o mês de Abril de 2016, com uma amostra de 683 observações validadas. utilizou-se o método dos mínimos quadrados (oLS) para averiguar os fatores que explicam as atitudes para com o uso do cartão de crédito nas suas três dimensões. Como principais resultados revela-se que as atitudes para com o dinheiro explicam as atitudes dos estudantes para com o uso do cartão de crédíto. Há evidência de que a sensibilidade ao preço, e a ansiedade estão negativamente relacionadas com as atítudes para com o cartão de crédito. A dimensão retenção apresenta uma relação em U invertido com as atitudes para com o cartão de crédito. Já a dimensão poder apresenta uma relação positiva, por vezes com rendimentos decrescentes, com as atitudes. Também a socialização parental (analisada a partir de diferentes variáveis) e pelos amigos revelam-se fatores que influenciam as atitudes para com o cartão de crédito. Verifica-se ainda que para os grupos etários mais etevados a sua relação/atitude para com o cartão de crédito é mais desfavorável. Conhecer os determinantes com maior influencia na utilização do cartão de crédito pelos estudantes universitários permite aos responsáveis educacionais e decisores políticos implementarem medidas retativas à disponibilização deste produto financeiro aos jovens consciencializando-os dos riscos do seu uso, sobretudo ao nívet do endividamento.
Descrição: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Conceição Pereira e Filipe Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31835
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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