Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/31715
Título: A Marcação do Género e do Número em Francês Língua Estrangeira
Outros títulos: Les Marques du Genre et du Nombre en Français Langue Étrangère
Gender and Number Marking in French as a Foreign Language
Autor: Sousa, Paulo Ricardo Freitas de 
Orientador: Santos, Maria Joana de Almeida Vieira
Palavras-chave: Francês Língua Estrangeira; Didática da Gramática; Morfossintaxe; Marcação do Género e do Número; Laboratório Gramatical
Data: 27-Jul-2016
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Na sequência de investigação anterior (Freitas, 2014), pretendemos com o presente relatório apresentar os resultados qualitativos de um projeto de investigação-ação inserido num curso de formação inicial de professores (Castro, 2010). O trabalho incide sobre o ensino e a aprendizagem da gramática do Francês Língua Estrangeira em contexto escolar, através da abordagem da marcação do género e do número (Franceschina, 2005; Wilmet, 2007), e assenta numa metodologia que privilegia a utilização de laboratórios gramaticais com os quais se trabalhará os conteúdos referidos (Brito, 1997). Além de apresentar a experiência de estágio, analisaremos o desempenho dos alunos ao longo do ano letivo utilizando as notas da observação de aulas, os resultados de dois testes de avaliação efetuados antes e depois da aplicação do laboratório gramatical, e os resultados de um teste de diagnóstico realizado no final do ano letivo. Verifica-se que os alunos aprendem facilmente as regras, ainda que evidenciem maiores dificuldades nas exceções, na relação entre oral e escrito e, sobretudo, nas interferências causadas pela influência da língua materna. Na parte final, apresentar-se-á algumas considerações finais, bem como ideias de estudos futuros.
Sur la base d’une recherche antérieure (Freitas, 2014), notre objectif avec ce rapport est celui de présenter les résultats qualitatifs d'un projet de recherche-action integré dans un master de formation initiale de professeurs (Castro, 2010). Le travail se centre sur l'enseignement et l’apprentissage de la grammaire du Français comme langue étrangère en contexte scolaire, en abordant les marques du genre et du nombre (Franceschina, 2005; Wilmet, 2007) et se base sur une méthodologie qui favorise l'utilisation des laboratoires grammaticaux avec lesquels nous travaillerons ces contenus (Brito, 1997). En plus de présenter l'expérience de stage, nous analyserons les performances des élèves tout au long de l'année scolaire, en utilisant les notes d'observation en classe, les résultats de deux tests d'évaluation effectués avant et après l'application du laboratoire grammatical et les résultats d'un test diagnostic réalisé à la fin de l'année scolaire. On constate que les élèves apprennent facilement les règles, quoiqu’ils montrent plus de difficultés dans les exceptions, dans le rapport entre l’oral et l’écrit et, surtout, dans les interférences causées par l'influence de la langue maternelle. Dans la dernière partie, nous présenterons quelques considérations finales et des idées pour de futures recherches.
Following the results of previous work (Freitas, 2014), this report presents a research-and action project for grammar teaching in school within an initial teacher training experience in French as a Foreign Language (Castro, 2010). The project analyses gender and number marking learning (Franceschina, 2005; Wilmet, 2007) and is based on a methodology that favours the use of grammatical laboratories (Brito, 1997). The report describes the teacher training experience and the pupils’ progress throughout the year, according to class observation notes, the results of two tests (before and after the grammar laboratory experience), and the results of a diagnosis test at the end of the year. General rules for gender and number marking are easily learned, but pupils show some difficulties in exceptions, in the relationship between oral and written forms and especially in interferences from their mother tongue. In the final part, we will present some final considerations and future research ideas.
Descrição: Relatório de Estágio em Ensino do Português e de Língua Estrangeira (Francês) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/31715
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Línguas Românicas - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatorio de estáfio (VF).pdf2.57 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

417
Visto em 23/abr/2024

Downloads 20

970
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.