Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31715
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dc.contributor.advisorSantos, Maria Joana de Almeida Vieira-
dc.contributor.authorSousa, Paulo Ricardo Freitas de-
dc.date.accessioned2016-07-27T12:34:00Z-
dc.date.available2016-07-27T12:34:00Z-
dc.date.issued2016-07-27-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/31715-
dc.descriptionRelatório de Estágio em Ensino do Português e de Língua Estrangeira (Francês) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractNa sequência de investigação anterior (Freitas, 2014), pretendemos com o presente relatório apresentar os resultados qualitativos de um projeto de investigação-ação inserido num curso de formação inicial de professores (Castro, 2010). O trabalho incide sobre o ensino e a aprendizagem da gramática do Francês Língua Estrangeira em contexto escolar, através da abordagem da marcação do género e do número (Franceschina, 2005; Wilmet, 2007), e assenta numa metodologia que privilegia a utilização de laboratórios gramaticais com os quais se trabalhará os conteúdos referidos (Brito, 1997). Além de apresentar a experiência de estágio, analisaremos o desempenho dos alunos ao longo do ano letivo utilizando as notas da observação de aulas, os resultados de dois testes de avaliação efetuados antes e depois da aplicação do laboratório gramatical, e os resultados de um teste de diagnóstico realizado no final do ano letivo. Verifica-se que os alunos aprendem facilmente as regras, ainda que evidenciem maiores dificuldades nas exceções, na relação entre oral e escrito e, sobretudo, nas interferências causadas pela influência da língua materna. Na parte final, apresentar-se-á algumas considerações finais, bem como ideias de estudos futuros.por
dc.description.abstractSur la base d’une recherche antérieure (Freitas, 2014), notre objectif avec ce rapport est celui de présenter les résultats qualitatifs d'un projet de recherche-action integré dans un master de formation initiale de professeurs (Castro, 2010). Le travail se centre sur l'enseignement et l’apprentissage de la grammaire du Français comme langue étrangère en contexte scolaire, en abordant les marques du genre et du nombre (Franceschina, 2005; Wilmet, 2007) et se base sur une méthodologie qui favorise l'utilisation des laboratoires grammaticaux avec lesquels nous travaillerons ces contenus (Brito, 1997). En plus de présenter l'expérience de stage, nous analyserons les performances des élèves tout au long de l'année scolaire, en utilisant les notes d'observation en classe, les résultats de deux tests d'évaluation effectués avant et après l'application du laboratoire grammatical et les résultats d'un test diagnostic réalisé à la fin de l'année scolaire. On constate que les élèves apprennent facilement les règles, quoiqu’ils montrent plus de difficultés dans les exceptions, dans le rapport entre l’oral et l’écrit et, surtout, dans les interférences causées par l'influence de la langue maternelle. Dans la dernière partie, nous présenterons quelques considérations finales et des idées pour de futures recherches.por
dc.description.abstractFollowing the results of previous work (Freitas, 2014), this report presents a research-and action project for grammar teaching in school within an initial teacher training experience in French as a Foreign Language (Castro, 2010). The project analyses gender and number marking learning (Franceschina, 2005; Wilmet, 2007) and is based on a methodology that favours the use of grammatical laboratories (Brito, 1997). The report describes the teacher training experience and the pupils’ progress throughout the year, according to class observation notes, the results of two tests (before and after the grammar laboratory experience), and the results of a diagnosis test at the end of the year. General rules for gender and number marking are easily learned, but pupils show some difficulties in exceptions, in the relationship between oral and written forms and especially in interferences from their mother tongue. In the final part, we will present some final considerations and future research ideas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFrancês Língua Estrangeirapor
dc.subjectDidática da Gramáticapor
dc.subjectMorfossintaxepor
dc.subjectMarcação do Género e do Númeropor
dc.subjectLaboratório Gramaticalpor
dc.titleA Marcação do Género e do Número em Francês Língua Estrangeirapor
dc.title.alternativeLes Marques du Genre et du Nombre en Français Langue Étrangèrepor
dc.title.alternativeGender and Number Marking in French as a Foreign Languagepor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6711-8113-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Línguas Românicas - Teses de Mestrado
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