Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30746
Título: Health investment and long run macroeconomic performance : a quantile regression approach
Autor: Silva, Francisca Rosendo de Carvalho e 
Orientador: Andrade, João Sousa
Simões, Marta
Palavras-chave: Saúde; Capital humano; Crescimento económico; Regressão por quantis
Data: 18-Fev-2016
Editora: FEUC
Citação: Silva, Francisca Rosendo de Carvalho e - Health investment and long run macroeconomic performance : a quantile regression approach, Coimbra, 2016
Resumo: A saúde desempenha um papel inquestionável no bem-estar dos indivíduos e desenvolvimento dos países. No que toca à sua contribuição para o crescimento económico, existem, contudo, visões divergentes. Estas visões têm por base resultados de estimações que apenas consideram a influência da saúde sobre o valor médio das taxas de crescimento do produto/rendimento das amostras analisadas, ignorando a possibilidade de efeitos diversos dos regressores para diferentes valores da variável dependente. Ou seja, ignoram que a influência da saúde pode ser heterogénea dependendo da própria evolução da economia. A análise que desenvolvemos no presente trabalho, para uma amostra máxima de 92 países respeitante ao período 1980-2010, comprova esta heterogeneidade. Com efeito, através da estimação de uma regressão de crescimento ad hoc onde aplicamos a metodologia de Canay (2011) para regressão por quantis (Koenker 2012a; Koenker 2012b), verificamos que variações na saúde têm um impacto positivo no crescimento económico e que esse impacto é maior para países com taxas de crescimento baixas. Estes resultados aplicam-se quando consideramos indicadores de saúde positivos (esperança média de vida, consumo de calorias diário por pessoa) e negativos (taxa de mortalidade infantil e taxa de subnutrição). Destes concluímos que cortes em saúde devem ser cuidadosamente ponderados, principalmente em alturas de abrandamento das taxas de crescimento, pois melhorias na saúde pode fomentar o crescimento económico e a sua negligencia pode ter consequências negativas sobre as taxas de crescimento de uma economia.
Descrição: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia do Crescimento e das Políticas Estruturais), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Sousa Andrade e Marta Simões.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30746
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
final final.pdf1.44 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

698
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

274
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.