Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30732
Título: O impacto da crise económica de 2008-2012 na dinâmica das empresas portuguesas
Autor: Nunes, Andreia Salomé Jacinto 
Orientador: Carreira, Carlos
Saraiva, Edgar
Palavras-chave: Crise económica; Entrada; Saída; Criação e destruição de emprego; Determinantes
Data: 10-Fev-2016
Editora: FEUC
Citação: Nunes, Andreia Salomé Jacinto - O impacto da crise económica de 2008-2012 na dinâmica das empresas portuguesas, Coimbra, 2016
Resumo: No decorrer do estágio curricular, verificou-se o incremento do número de processos de insolvência de empresas-clientes da My Business, a entidade de acolhimento do presente estágio curricular. A recessão económica de 2008-2012 teve um grande impacto na economia portuguesa, refletindo-se na dinâmica das empresas, onde se observam variações significativas das taxas de entrada e saída de empresas e de criação e destruição de emprego nos diversos sectores. Este trabalho tem um duplo objetivo: primeiro, apresentar e enquadrar sectorialmente e regionalmente a entidade de acolhimento; segundo, analisar os efeitos da crise económica na dinâmica da indústria transformadora portuguesa. Na sua concretização adotou-se uma abordagem não experimental, delineando uma via descritiva e exploratória. Entre 2008 e 2012, observou-se um aumento substancial na destruição de emprego relativamente ao período de pré-crise e um pico na taxa de saída de empresas do mercado em 2011, coincidindo com a aplicação do Memorando de Entendimento. A saída de empresas parece ser influenciada negativamente por variáveis como o nível de produtividade e a dimensão da empresa. A entrada de empresas não apresenta qualquer impacto estatisticamente significativo na taxa de risco de saída das empresas. Durante o período de crise, as restrições financeiras das empresas são preponderantes sobre a produtividade no risco de saída.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Economia, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlos Carreira e Edgar Silva.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30732
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RE Andreia Salomé.pdf1.13 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

647
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

1.171
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.