Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30732
Title: O impacto da crise económica de 2008-2012 na dinâmica das empresas portuguesas
Authors: Nunes, Andreia Salomé Jacinto 
Orientador: Carreira, Carlos
Saraiva, Edgar
Keywords: Crise económica; Entrada; Saída; Criação e destruição de emprego; Determinantes
Issue Date: 10-Feb-2016
Publisher: FEUC
Citation: Nunes, Andreia Salomé Jacinto - O impacto da crise económica de 2008-2012 na dinâmica das empresas portuguesas, Coimbra, 2016
Abstract: No decorrer do estágio curricular, verificou-se o incremento do número de processos de insolvência de empresas-clientes da My Business, a entidade de acolhimento do presente estágio curricular. A recessão económica de 2008-2012 teve um grande impacto na economia portuguesa, refletindo-se na dinâmica das empresas, onde se observam variações significativas das taxas de entrada e saída de empresas e de criação e destruição de emprego nos diversos sectores. Este trabalho tem um duplo objetivo: primeiro, apresentar e enquadrar sectorialmente e regionalmente a entidade de acolhimento; segundo, analisar os efeitos da crise económica na dinâmica da indústria transformadora portuguesa. Na sua concretização adotou-se uma abordagem não experimental, delineando uma via descritiva e exploratória. Entre 2008 e 2012, observou-se um aumento substancial na destruição de emprego relativamente ao período de pré-crise e um pico na taxa de saída de empresas do mercado em 2011, coincidindo com a aplicação do Memorando de Entendimento. A saída de empresas parece ser influenciada negativamente por variáveis como o nível de produtividade e a dimensão da empresa. A entrada de empresas não apresenta qualquer impacto estatisticamente significativo na taxa de risco de saída das empresas. Durante o período de crise, as restrições financeiras das empresas são preponderantes sobre a produtividade no risco de saída.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Economia, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlos Carreira e Edgar Silva.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30732
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RE Andreia Salomé.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

646
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

1,168
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.