Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30462
Title: A experiência Erasmus : a educação médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Witten/Herdecke - Alemanha
Authors: Weber, Jonas 
Orientador: Leite, Júlio Soares
Conceição, Camilo Freitas da
Keywords: Ensino médico
Issue Date: 2010
Abstract: As faculdades de medicina têm vindo a renovar os seus currículos, fruto da necessidade de adaptação às mudanças na área de saúde. Esta renovação currícular ocorreu primeiro em algumas universidades pioneiras de vários pontos do mundo, que introduziram elementos novos no ensino médico. Surgiram assim novas estruturas de currículo, novos métodos de ensino e de aprendizagem e alterações no processo de avaliação. A Faculdade de Medicina da Universidade de Witten/Herdecke experimenta desde há muitos anos com novas formas do ensino médico e do seu currículo fazem parte elementos como o PBL, um ensino clínico em blocos e vários tipos de avaliações (OSLER e OSCE, entre outros). A Universidade de Witten/Herdecke possui além disso características únicas como o “Studium Fundamentale”. Com base na experiência vivencial através de um ano de intercâmbio no âmbito do programa ERASMUS pretende-se descrever o ensino médico na Faculdade de Medicina da Universidade de Witten/Herdecke e fazer comparações pontuais com o currículo da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. A análise comparacional é feita de acordo com a estrutura do currículo, os contextos e metodologias de ensino e aprendizagem e os processos de avaliação. Inclui-se ainda uma reflexão pessoal sobre a experiência vivida
Medical schools from all over the world have begun to renew their curricula, as a result from facing changes in the health care system. Several universities introduced new elements in medical education, such as new curricula, new methods of teaching and learning processes and new methods of assessment. The Faculty of Medicine of the University of Witten/Herdecke has a large experience in working with new ideas in the field of medical education and its curriculum comprises elements of PBL, clinical blocks and different forms of assessment (e.g. OSLER and OSCE). The University of Witten/Herdecke also has unique features such as the “Studium Fundamentale”. Based on the experience through an exchange year in the Erasmus program the intent is to describe the medical education the Faculty of Medicine, University of Witten / Herdecke and make specific comparisons with the curriculum of the Faculty of Medicine, University of Coimbra. This is done through focusing on the type of curriculum, the teaching and learning processes and the methods of assessment. A personal view of both medical schools is also included
Description: Dissertação de mestrado em Medicina (Educação Médica), apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30462
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Med. Dentária - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
exp erasmus witten coimbra educação médica.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

659
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 5

2,945
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.