Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30462
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dc.contributor.advisorLeite, Júlio Soares-
dc.contributor.advisorConceição, Camilo Freitas da-
dc.contributor.authorWeber, Jonas-
dc.date.accessioned2016-02-08T13:53:23Z-
dc.date.available2016-02-08T13:53:23Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/30462-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Medicina (Educação Médica), apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractAs faculdades de medicina têm vindo a renovar os seus currículos, fruto da necessidade de adaptação às mudanças na área de saúde. Esta renovação currícular ocorreu primeiro em algumas universidades pioneiras de vários pontos do mundo, que introduziram elementos novos no ensino médico. Surgiram assim novas estruturas de currículo, novos métodos de ensino e de aprendizagem e alterações no processo de avaliação. A Faculdade de Medicina da Universidade de Witten/Herdecke experimenta desde há muitos anos com novas formas do ensino médico e do seu currículo fazem parte elementos como o PBL, um ensino clínico em blocos e vários tipos de avaliações (OSLER e OSCE, entre outros). A Universidade de Witten/Herdecke possui além disso características únicas como o “Studium Fundamentale”. Com base na experiência vivencial através de um ano de intercâmbio no âmbito do programa ERASMUS pretende-se descrever o ensino médico na Faculdade de Medicina da Universidade de Witten/Herdecke e fazer comparações pontuais com o currículo da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. A análise comparacional é feita de acordo com a estrutura do currículo, os contextos e metodologias de ensino e aprendizagem e os processos de avaliação. Inclui-se ainda uma reflexão pessoal sobre a experiência vividapor
dc.description.abstractMedical schools from all over the world have begun to renew their curricula, as a result from facing changes in the health care system. Several universities introduced new elements in medical education, such as new curricula, new methods of teaching and learning processes and new methods of assessment. The Faculty of Medicine of the University of Witten/Herdecke has a large experience in working with new ideas in the field of medical education and its curriculum comprises elements of PBL, clinical blocks and different forms of assessment (e.g. OSLER and OSCE). The University of Witten/Herdecke also has unique features such as the “Studium Fundamentale”. Based on the experience through an exchange year in the Erasmus program the intent is to describe the medical education the Faculty of Medicine, University of Witten / Herdecke and make specific comparisons with the curriculum of the Faculty of Medicine, University of Coimbra. This is done through focusing on the type of curriculum, the teaching and learning processes and the methods of assessment. A personal view of both medical schools is also includedpor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino médicopor
dc.titleA experiência Erasmus : a educação médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Witten/Herdecke - Alemanhapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Med. Dentária - Teses de Mestrado
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