Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30462
Título: A experiência Erasmus : a educação médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Witten/Herdecke - Alemanha
Autor: Weber, Jonas 
Orientador: Leite, Júlio Soares
Conceição, Camilo Freitas da
Palavras-chave: Ensino médico
Data: 2010
Resumo: As faculdades de medicina têm vindo a renovar os seus currículos, fruto da necessidade de adaptação às mudanças na área de saúde. Esta renovação currícular ocorreu primeiro em algumas universidades pioneiras de vários pontos do mundo, que introduziram elementos novos no ensino médico. Surgiram assim novas estruturas de currículo, novos métodos de ensino e de aprendizagem e alterações no processo de avaliação. A Faculdade de Medicina da Universidade de Witten/Herdecke experimenta desde há muitos anos com novas formas do ensino médico e do seu currículo fazem parte elementos como o PBL, um ensino clínico em blocos e vários tipos de avaliações (OSLER e OSCE, entre outros). A Universidade de Witten/Herdecke possui além disso características únicas como o “Studium Fundamentale”. Com base na experiência vivencial através de um ano de intercâmbio no âmbito do programa ERASMUS pretende-se descrever o ensino médico na Faculdade de Medicina da Universidade de Witten/Herdecke e fazer comparações pontuais com o currículo da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. A análise comparacional é feita de acordo com a estrutura do currículo, os contextos e metodologias de ensino e aprendizagem e os processos de avaliação. Inclui-se ainda uma reflexão pessoal sobre a experiência vivida
Medical schools from all over the world have begun to renew their curricula, as a result from facing changes in the health care system. Several universities introduced new elements in medical education, such as new curricula, new methods of teaching and learning processes and new methods of assessment. The Faculty of Medicine of the University of Witten/Herdecke has a large experience in working with new ideas in the field of medical education and its curriculum comprises elements of PBL, clinical blocks and different forms of assessment (e.g. OSLER and OSCE). The University of Witten/Herdecke also has unique features such as the “Studium Fundamentale”. Based on the experience through an exchange year in the Erasmus program the intent is to describe the medical education the Faculty of Medicine, University of Witten / Herdecke and make specific comparisons with the curriculum of the Faculty of Medicine, University of Coimbra. This is done through focusing on the type of curriculum, the teaching and learning processes and the methods of assessment. A personal view of both medical schools is also included
Descrição: Dissertação de mestrado em Medicina (Educação Médica), apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30462
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Med. Dentária - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
exp erasmus witten coimbra educação médica.pdf1.08 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

659
Visto em 16/jul/2024

Downloads 5

2.945
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.