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Título: Fatores de motivação de aprendentes de português como língua estrangeira: o caso de Trinidad e Tobago
Autor: Mattos, Maria Teresa Segarra Costaguta 
Orientador: Pereira, Maria Isabel
Palavras-chave: Motivação; português como língua adicional; PLE; português como língua estrangeira; Aprendizagem em contexto de não imersão; Trinidad e Tobago; motivation; Portuguese as a foreign language; Trinidad and Tobago
Data: 8-Dez-2015
Resumo: A motivação é um dos fatores mais determinantes no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, e por isso é extremamente importante estudar as diferentes formas em que esta manifesta-se em cada aprendente. Este é um estudo sobre os fatores de motivação em aprendentes de Português como Língua Estrangeira em um contexto de não imersão, especificamente os alunos do curso de Minor in Brazilian Studies na Universidade das Índias Ocidentais (University of the West Indies), em Trinidad e Tobago. Através do desenvolvimento e aplicação de um questionário adaptado de McEwan e Minkle (1979) e Schmidt (1996) e de práticas em sala de aula, fez-se um mapeamento das diferentes fontes de motivação dos estudantes, sendo estes resultados analisados estatisticamente com o auxílio do softwares SPSS. Em termos de estatística descritiva foram analisadas as porcentagens, moda, média e desvio padrão e escalonamento multidimensional dos dados do questionário. Através dos resultados obtidos, verificou-se que o grupo de alunos participante da pesquisa demonstrou índices satisfatórios de motivação intrínseca, e motivação extrínseca de aspectos positivos, como o desejo de aprender a língua para viagens. Práticas didáticas também foram apontadas como fatores de motivação, como o uso de material autêntico em sala de aula. Em relação à estratégias de aprendizagem, verificou-se que há uma necessidade de investir nessa área, pois certas estratégias, como o uso de Português em redes sociais, podem tornar-se fatores de motivação.
Motivation is one of the most determining factors in language learning, and for that reason, it is extremely important to study the different ways in which motivation manifests in each student. This study is about the motivational factors in students of Portuguese as an Additional Language in a context of non immersion. This study took place in Trinidad and Tobago, with students of all levels from the Minor in Brazilian studies at the University of the West Indies. Through the development and application of a questionnaire adapted from McEwan and Minkle (1979) and Schmidt (1996) and of motivational practices in the classroom, a mapping of the students’ different sources of motivation was created, through statistical analysis in SPSS. Percentages, mode, mean and standard deviation of the data from questionnaire were analysed. The results obtained from the group of students here analysed showed satisfactory levels of intrinsic motivation, as well as positive extrinsic motivation, such as the desire to learn the language for traveling. Teaching practices such as use of authentic material in the classroom were also identified as motivational factors. In relation to learning strategies, it was observed that it is necessary to focus in this area, for strategies such as the use of Portuguese in social media can become a factor of motivation.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda, na área de especialização em Linguística Aplicada
URI: https://hdl.handle.net/10316/30092
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado

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