Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30092
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Maria Isabel-
dc.contributor.authorMattos, Maria Teresa Segarra Costaguta-
dc.date.accessioned2015-12-08T08:12:11Z-
dc.date.available2015-12-08T08:12:11Z-
dc.date.issued2015-12-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/30092-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda, na área de especialização em Linguística Aplicadapor
dc.description.abstractA motivação é um dos fatores mais determinantes no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, e por isso é extremamente importante estudar as diferentes formas em que esta manifesta-se em cada aprendente. Este é um estudo sobre os fatores de motivação em aprendentes de Português como Língua Estrangeira em um contexto de não imersão, especificamente os alunos do curso de Minor in Brazilian Studies na Universidade das Índias Ocidentais (University of the West Indies), em Trinidad e Tobago. Através do desenvolvimento e aplicação de um questionário adaptado de McEwan e Minkle (1979) e Schmidt (1996) e de práticas em sala de aula, fez-se um mapeamento das diferentes fontes de motivação dos estudantes, sendo estes resultados analisados estatisticamente com o auxílio do softwares SPSS. Em termos de estatística descritiva foram analisadas as porcentagens, moda, média e desvio padrão e escalonamento multidimensional dos dados do questionário. Através dos resultados obtidos, verificou-se que o grupo de alunos participante da pesquisa demonstrou índices satisfatórios de motivação intrínseca, e motivação extrínseca de aspectos positivos, como o desejo de aprender a língua para viagens. Práticas didáticas também foram apontadas como fatores de motivação, como o uso de material autêntico em sala de aula. Em relação à estratégias de aprendizagem, verificou-se que há uma necessidade de investir nessa área, pois certas estratégias, como o uso de Português em redes sociais, podem tornar-se fatores de motivação.por
dc.description.abstractMotivation is one of the most determining factors in language learning, and for that reason, it is extremely important to study the different ways in which motivation manifests in each student. This study is about the motivational factors in students of Portuguese as an Additional Language in a context of non immersion. This study took place in Trinidad and Tobago, with students of all levels from the Minor in Brazilian studies at the University of the West Indies. Through the development and application of a questionnaire adapted from McEwan and Minkle (1979) and Schmidt (1996) and of motivational practices in the classroom, a mapping of the students’ different sources of motivation was created, through statistical analysis in SPSS. Percentages, mode, mean and standard deviation of the data from questionnaire were analysed. The results obtained from the group of students here analysed showed satisfactory levels of intrinsic motivation, as well as positive extrinsic motivation, such as the desire to learn the language for traveling. Teaching practices such as use of authentic material in the classroom were also identified as motivational factors. In relation to learning strategies, it was observed that it is necessary to focus in this area, for strategies such as the use of Portuguese in social media can become a factor of motivation.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectportuguês como língua adicionalpor
dc.subjectPLEpor
dc.subjectportuguês como língua estrangeirapor
dc.subjectAprendizagem em contexto de não imersãopor
dc.subjectTrinidad e Tobagopor
dc.subjectmotivationpor
dc.subjectPortuguese as a foreign languagepor
dc.subjectTrinidad and Tobagopor
dc.titleFatores de motivação de aprendentes de português como língua estrangeira: o caso de Trinidad e Tobagopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201519992-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3553-366X-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Maria Teresa Segarra Costaguta Mattos motivação.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

857
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

995
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.