Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30050
Título: A leitura no ensino do Português Língua Materna e do Alemão Língua Estrangeira: aquisição e desenvolvimento de competências
Autor: Joaquim, Carolina 
Orientador: Carecho, Judite
Mello, Cristina
Palavras-chave: Leitura; Ensino de Português e Alemão
Data: 2015
Resumo: O objetivo deste relatório é, em termos gerais, numa primeira parte, refletir sobre o desempenho na Prática Pedagógica Supervisionada e sobre o contexto socioeducativo em que a mesma se desenrolou; e, numa segunda parte, apresentar, de forma simples e didática, os processos pelos quais se rege a compreensão e, consequentemente, algumas estratégias que podem ser usadas pelo professor para que os alunos adquiram/desenvolvam a sua capacidade de compreender o que leem e, assim, construírem mais facilmente os sentidos do texto. O texto é considerado um lugar de interação em que, dialogicamente, os intervenientes constituem, por intermédio de ações linguísticas e cognitivas, propostas de sentido. A esta conceção subjaz a ideia de que há, em todos os textos, indícios que somente se detetam, por um lado, pela mobilização de processos cognitivos que ajudem o leitor a chegar ao sentido do texto, produzindo inferências; por outro lado, pela mobilização de conhecimentos novos e estímulo de prévios, que facilitem a compreensão do texto a leitores que se iniciam na aprendizagem da língua. Postula-se, portanto, que a leitura de um texto exige mais do que a simples utilização do conhecimento prévio da língua, pelo que o ensino da competência de leitura não passa apenas pelo reconhecimento do léxico que o leitor tem à disposição; mas, também, por levar o aluno a mobilizar estratégias, tanto de cunho linguístico como cognitivo, no sentido de levantar hipóteses, validar ou não as hipóteses formuladas, preencher lacunas, isto é, levar o aluno a participar ativamente no(s) processo(s) de compreensão do texto.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30050
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
CAROLINA.pdf94.45 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

739
Visto em 8/mai/2024

Downloads 20

980
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.