Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30050
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarecho, Judite-
dc.contributor.advisorMello, Cristina-
dc.contributor.authorJoaquim, Carolina-
dc.date.accessioned2015-11-30T19:00:47Z-
dc.date.available2015-11-30T19:00:47Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/30050-
dc.description.abstractO objetivo deste relatório é, em termos gerais, numa primeira parte, refletir sobre o desempenho na Prática Pedagógica Supervisionada e sobre o contexto socioeducativo em que a mesma se desenrolou; e, numa segunda parte, apresentar, de forma simples e didática, os processos pelos quais se rege a compreensão e, consequentemente, algumas estratégias que podem ser usadas pelo professor para que os alunos adquiram/desenvolvam a sua capacidade de compreender o que leem e, assim, construírem mais facilmente os sentidos do texto. O texto é considerado um lugar de interação em que, dialogicamente, os intervenientes constituem, por intermédio de ações linguísticas e cognitivas, propostas de sentido. A esta conceção subjaz a ideia de que há, em todos os textos, indícios que somente se detetam, por um lado, pela mobilização de processos cognitivos que ajudem o leitor a chegar ao sentido do texto, produzindo inferências; por outro lado, pela mobilização de conhecimentos novos e estímulo de prévios, que facilitem a compreensão do texto a leitores que se iniciam na aprendizagem da língua. Postula-se, portanto, que a leitura de um texto exige mais do que a simples utilização do conhecimento prévio da língua, pelo que o ensino da competência de leitura não passa apenas pelo reconhecimento do léxico que o leitor tem à disposição; mas, também, por levar o aluno a mobilizar estratégias, tanto de cunho linguístico como cognitivo, no sentido de levantar hipóteses, validar ou não as hipóteses formuladas, preencher lacunas, isto é, levar o aluno a participar ativamente no(s) processo(s) de compreensão do texto.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEnsino de Português e Alemãopor
dc.titleA leitura no ensino do Português Língua Materna e do Alemão Língua Estrangeira: aquisição e desenvolvimento de competênciaspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201520494-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-2315-7743-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado
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