Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/29873
Título: | Da técnica teatral à estratégia de motivação: a dramatização na aula de Espanhol como Língua Estrangeira | Autor: | Pires, Sandrina | Orientador: | Carretero, Elena Gamazo | Palavras-chave: | Motivação; Ensino; Aprendizagem; Dramatização; Estratégia; Motivación; Enseñanza; Aprendizaje; Dramatización; Estrategia | Data: | 26-Out-2015 | Resumo: | O presente relatório, desenvolvido no âmbito do estágio pedagógico, para além de fazer uma breve contextualização da prática pedagógica supervisionada e uma reflexão sobre a mesma, perspetiva a utilização da dramatização como estratégia motivacional na aula de língua estrangeira. Assim, a Parte I deste trabalho é composta pela caracterização dos contextos em que a prática pedagógica se inseriu e pela reflexão decorrente do trabalho desenvolvido. Na Parte II, apresentam-se os fundamentos teóricos relativos ao tema, com enfoque, em primeiro lugar, na relevância da motivação no processo de ensino/aprendizagem e, em segundo lugar, na integração da dramatização, no contexto educacional, pela sua potencialidade pedagógica e motivadora. Por último, explicita-se a aplicação didática da dramatização como estratégia de motivação na prática pedagógica supervisionada, com atividades desenvolvidas pelos discentes e pela docente. Esta memoria, desarrollada en el ámbito de la práctica pedagógica, además de hacer una breve contextualización de la práctica pedagógica supervisada y una reflexión sobre la misma, pone en perspectiva la utilización de la dramatización como estrategia motivacional en la clase de lengua extranjera. Así, la Parte I de este trabajo está compuesta por la caracterización de los contextos en los que la práctica pedagógica se ha inserido y por la reflexión resultante del trabajo desarrollado. En la Parte II, se presentan los fundamentos teóricos relativos al tema, con enfoque, en primer lugar, en la relevancia de la motivación en el proceso de enseñanza/aprendizaje y, en segundo lugar, en la integración de la dramatización, en el contexto educacional, por su potencialidad pedagógica y motivadora. Por último, se explicita la aplicación didáctica de la dramatización como estrategia de motivación en la práctica pedagógica supervisada, con actividades desarrolladas por el alumnado y por la docente. |
Descrição: | Relatório de Estágio do 2º Ciclo em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/29873 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Línguas Românicas - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de estágio Sandrina P..pdf | 5.92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
985
Visto em 16/out/2024
Downloads 10
2.189
Visto em 16/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.