Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/28934
Título: O impacto de aumentos de capital no valor das empresas do PSI geral
Autor: Baptista, José Pedro Coelho 
Orientador: Silva, Nuno Miguel B. G.
Data: 12-Fev-2015
Editora: FEUC
Citação: Baptista, José Pedro Coelho - O impacto de aumentos de capital no valor das empresas do PSI geral, Coimbra, 2015
Resumo: O presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto negativo que os aumentos de capital têm no valor de uma empresa. Num momento em que a economia atravessa um período de crise económica, temos observado várias empresas cotadas em bolsa optarem por aumentos de capital como forma de financiamento. A teoria geral financeira diz-nos que, como os gestores têm acesso a informação privilegiada sobre a situação financeira da empresa comparativamente ao mercado, vão procurar proteger o interesse dos acionistas procedendo à emissão de novas ações apenas quando estas estão sobreavaliadas. Desta forma, quando são anunciados aumentos de capital existe uma reação negativa por parte do mercado e o valor da empresa diminui. Para demonstrar este impacto, será aplicada a metodologia estudo de evento para as empresas cotadas no PSI Geral com base num horizonte temporal 2000-2014. Este método analisa cada evento através de três períodos: período antes do evento, período de evento e período depois do evento. Através deste estudo foi possível provar que existe um impacto negativo quando as empresas emitem novas ações.
Descrição: Dissertação de mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra sob a orientação de Nuno Miguel B. G. Silva.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28934
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese Final.pdf215.15 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

776
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

315
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.