Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28934
Title: O impacto de aumentos de capital no valor das empresas do PSI geral
Authors: Baptista, José Pedro Coelho 
Orientador: Silva, Nuno Miguel B. G.
Issue Date: 12-Feb-2015
Publisher: FEUC
Citation: Baptista, José Pedro Coelho - O impacto de aumentos de capital no valor das empresas do PSI geral, Coimbra, 2015
Abstract: O presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto negativo que os aumentos de capital têm no valor de uma empresa. Num momento em que a economia atravessa um período de crise económica, temos observado várias empresas cotadas em bolsa optarem por aumentos de capital como forma de financiamento. A teoria geral financeira diz-nos que, como os gestores têm acesso a informação privilegiada sobre a situação financeira da empresa comparativamente ao mercado, vão procurar proteger o interesse dos acionistas procedendo à emissão de novas ações apenas quando estas estão sobreavaliadas. Desta forma, quando são anunciados aumentos de capital existe uma reação negativa por parte do mercado e o valor da empresa diminui. Para demonstrar este impacto, será aplicada a metodologia estudo de evento para as empresas cotadas no PSI Geral com base num horizonte temporal 2000-2014. Este método analisa cada evento através de três períodos: período antes do evento, período de evento e período depois do evento. Através deste estudo foi possível provar que existe um impacto negativo quando as empresas emitem novas ações.
Description: Dissertação de mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra sob a orientação de Nuno Miguel B. G. Silva.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28934
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Final.pdf215.15 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

776
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

315
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.