Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/28565
Título: Giovanni Muzio e Fernando Távora
Autor: Hilário, Maria Teresa 
Orientador: Martins, Carlos
Palavras-chave: Muzio, Giovanni, 1893-1982, obra; Távora, Fernando, 1923-2005, obra; Ponte D. Luís I.; Avenida D. Afonso Henriques, Porto; Campo Alegre(Porto)
Data: Dez-2014
Citação: Hilário, Maria Teresa Maia - Giovanni Muzio e Fernando Távora : projectos para a avenida da Ponte e para o Campo Alegre. Coimbra, 2014
Resumo: A cidade do Porto serve de base a esta dissertação, na qual vou estudar a indissociabilidade entre a forma urbana da cidade e as pontes sobre o Douro. Entre as várias pontes existentes cinge-se o campo de estudo à ponte D. Luís e à ponte da Arrábida. Caracteriza-se o processo de evolução e de expansão da cidade que seguiu diferentes padrões na relação entre os atravessamentos sobre o rio e o desenvolvimento de novas entradas e novas centralidades. As evoluções tecnológicas, as infra-estruturas, os novos padrões de localização de actividades são os principais factores que alimentaram a forma de crescimento e apontaram para uma nova forma de apropriação e organização do espaço. “Este processo de crescimento e transformação interfere na identidade da própria cidade tal como já aconteceu noutros períodos da história. Coloca-se então a questão da leitura da forma da cidade, de como ela se vai progressivamente revitalizando em função do todo e das suas partes, variando a caracterização da sua identidade”1. O impacto no tecido urbano reflecte fracturas diferentes, em escalas e tempos também distintos. Uma das rupturas acontece no tecido urbano histórico e consolidado com a ponte D. Luís; a outra ruptura é criada no tecido em expansão com a construção da ponte da Arrábida, onde a auto-estrada cria uma ruptura no território a urbanizar. Pretende-se, com esta escolha, abordar as propostas de intervenção de Giovanni Muzio e Fernando Távora na resolução da inserção destas duas pontes nas margens e no tecido urbano envolvente. Através do percurso individual e da produção arquitectónica destes dois arquitectos abordo as propostas apresentadas para a Avenida da Ponte e para a zona do Campo Alegre.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28565
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

687
Visto em 17/abr/2024

Downloads 20

1.358
Visto em 17/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.