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https://hdl.handle.net/10316/28565
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Martins, Carlos | - |
dc.contributor.author | Hilário, Maria Teresa | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-01T14:07:01Z | - |
dc.date.available | 2015-04-01T14:07:01Z | - |
dc.date.issued | 2014-12 | - |
dc.identifier.citation | Hilário, Maria Teresa Maia - Giovanni Muzio e Fernando Távora : projectos para a avenida da Ponte e para o Campo Alegre. Coimbra, 2014 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/28565 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | por |
dc.description.abstract | A cidade do Porto serve de base a esta dissertação, na qual vou estudar a indissociabilidade entre a forma urbana da cidade e as pontes sobre o Douro. Entre as várias pontes existentes cinge-se o campo de estudo à ponte D. Luís e à ponte da Arrábida. Caracteriza-se o processo de evolução e de expansão da cidade que seguiu diferentes padrões na relação entre os atravessamentos sobre o rio e o desenvolvimento de novas entradas e novas centralidades. As evoluções tecnológicas, as infra-estruturas, os novos padrões de localização de actividades são os principais factores que alimentaram a forma de crescimento e apontaram para uma nova forma de apropriação e organização do espaço. “Este processo de crescimento e transformação interfere na identidade da própria cidade tal como já aconteceu noutros períodos da história. Coloca-se então a questão da leitura da forma da cidade, de como ela se vai progressivamente revitalizando em função do todo e das suas partes, variando a caracterização da sua identidade”1. O impacto no tecido urbano reflecte fracturas diferentes, em escalas e tempos também distintos. Uma das rupturas acontece no tecido urbano histórico e consolidado com a ponte D. Luís; a outra ruptura é criada no tecido em expansão com a construção da ponte da Arrábida, onde a auto-estrada cria uma ruptura no território a urbanizar. Pretende-se, com esta escolha, abordar as propostas de intervenção de Giovanni Muzio e Fernando Távora na resolução da inserção destas duas pontes nas margens e no tecido urbano envolvente. Através do percurso individual e da produção arquitectónica destes dois arquitectos abordo as propostas apresentadas para a Avenida da Ponte e para a zona do Campo Alegre. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Muzio, Giovanni, 1893-1982, obra | por |
dc.subject | Távora, Fernando, 1923-2005, obra | por |
dc.subject | Ponte D. Luís I. | por |
dc.subject | Avenida D. Afonso Henriques, Porto | por |
dc.subject | Campo Alegre(Porto) | por |
dc.title | Giovanni Muzio e Fernando Távora | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
dc.identifier.tid | 201537273 | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado |
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Giovanni Muzio e Fernando Távora - projectos para a Avenida da Ponte e para o Campo Alegre.pdf | 5.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
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