Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/28366
Título: Confiança interpessoal, aceitação-rejeição parental e solidão na adolescência
Autor: Marques, Carolina Alexandra Lopes 
Orientador: Borges, Graciete Franco
Palavras-chave: Confiança interpessoal; Rejeição aprental; Solidão; Desempenho académico
Data: 2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: Confiança interpessoal, aceitação-rejeição parental e solidão na adolescência
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A presente investigação centra-se na análise da relação entre as crenças de Confiança Interpessoal – Teoria e Modelo de Rotenberg (Rotenberg, 1994; Rotenberg, Boulton & Fox, 2005; Betts, Rotenberg & Trueman, 2008) - a Aceitação-Rejeição Parental percebida - Teoria da Aceitação-Rejeição Interpessoal (Rohner, 2004) – a Solidão e o Desempenho Académico durante a adolescência. A amostra utilizada é constituída por 190 adolescentes com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, a frequentar o 3º Ciclo de dois estabelecimentos públicos de Coimbra. Para analisar a relação entre aquelas variáveis foi utilizada pela primeira vez a adaptação portuguesa da escala Crenças Generalizadas de Confiança- Adolescência Tardia - CGC-A (Vale-Dias & Franco-Borges, 2014), além da Escala revista de Solidão da UCLA (Neto, 1989) e das escalas Perceção da Atitude do Pai – PAP e Perceção da Atitude da Mãe – PAM (Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009). Elaborou-se também um questionário sociobiográfico de acordo com os propósitos da investigação e características da amostra, destinado à recolha de informação sobre o percurso e desempenho académicos e sobre o agregado familiar dos adolescentes. Os resultados obtidos revelaram uma associação positiva entre os níveis de Rejeição Parental percecionada e a Solidão. As crenças de Confiança Interpessoal diferenciaram-se em função dos alvos considerados: a Confiança nos Professores associa-se positivamente ao Desempenho Académico e negativamente à Solidão; a Confiança na Figura Materna associa-se negativamente à Rejeição Materna global, enquanto a Confiança na Figura Paterna se associa negativamente à Indiferença Paterna. As crenças globais de Confiança Interpessoal revelaram-se negativamente associadas à Hostilidade Paterna, por sua vez negativamente associada ao Desempenho Académico. O envolvimento em atividades extracurriculares diferenciou significativamente os sujeitos em função dos níveis de Solidão e de Desempenho Académico. Deste modo, os dados obtidos contribuem para um aprofundamento das relações diferenciais entre as dimensões da Aceitação/Rejeição Parental, os níveis de Confiança Interpessoal, de Solidão e de Desempenho Académico, possibilitando a planificação de intervenções que previnam a Solidão e promovam o desenvolvimento pleno do adolescente na escola e no seio da família.
This research focuses on the analysis of the relationship between the Interpersonal Trust beliefs - Theory and Model of Rotenberg (Rotenberg, 1994; Rotenberg, Boulton & Fox, 2005; Betts, Rotenberg & Trueman, 2008) - Parental Acceptance-rejection’s perception - Interpersonal Acceptance-Rejection Theory (Rohner, 2004) - Loneliness and academic performance during adolescence. The sample is comprised by 190 adolescents aged between 13 and 17 years, attending middle school in a public school of Coimbra. To analyze the relationship between those variables, was used for the first time the Portuguese adaptation - Generalized Trust Beliefs-Late Adolescents - CGC-A (Vale-Dias & Franco-Borges, 2014) and the Portuguese adaptations of the Escala revista de Solidão da UCLA (Neto, 1989) and Perceção da Atitude do Pai – PAP e Perceção da Atitude da Mãe – PAM (Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009). We also made a questionnaire in accordance with the purposes of research and characteristics of the sample, to collect information about academic career, family status and employment status of the parental figures of adolescents. The results showed a positive association between Parental Acceptance-rejection’s perception and Loneliness levels. Interpersonal Trust beliefs differed against targets considered: Trust in Teachers is positively associated with the Academic Performance and negatively to Loneliness; Trust in Maternal Figure is associated negatively to global Maternal Rejection, while Trust in Father Figure is associated negatively to paternal Indifference. Interpersonal Trust beliefs proved negatively associated with Paternal Hostility, in turn negatively associated with academic performance. Involvement in extracurricular activities significantly differentiated the subjects according to the level of Loneliness and Academic Performance. Thus, the results contributed with relevant data to a deepening of differential relations between dimensions of Parental Acceptance-Rejection’s perception, Interpersonal Trust, Loneliness and Academic Performance, enabling the planning of interventions that prevent the Loneliness and promote the full development of the adolescent in school and within the family.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28366
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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