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https://hdl.handle.net/10316/28026
Título: | Influência do etanol no sistema nervoso : algumas actividades para o ensino da biologia | Autor: | Rainho, Ana Rita Fonseca | Orientador: | Duarte, Emília Silva, Ana Paula Silva |
Data: | 2010 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | No presente trabalho estudou-se a possibilidade de utilizar técnicas simples para ensinar as consequências do consumo de álcool em alguns aspectos do funcionamento do sistema nervoso central dos mamíferos, bem como os mecanismos envolvidos. O trabalho encontra-se estruturado em duas partes: Parte I – Componente Científica, e Parte II – Componente Pedagógica. Na primeira parte estabeleceram-se condições experimentais para demonstrar os efeitos do consumo de álcool na coordenação motora, na memória e o desenvolvimento de compulsão pelo álcool. Em experiências que demonstram o efeito do consumo voluntário de etanol facultou-se aos animais o acesso simultâneo a soluções de etanol e solução-base de sacarina e verificou-se que os animais, apesar do sabor aversivo, preferiram as soluções de etanol ao fim de algum tempo. Para avaliar o efeito do etanol na coordenação motora utilizou-se o teste da roda motora, onde se verificou que o grupo de animais sujeito a um consumo crónico de etanol manifestou sempre um desempenho inferior ao grupo de animais de controlo. Estudou-se também a influência do etanol na memória a curto e a longo prazo, através do teste de reconhecimento de dois objectos no campo aberto. Os animais controlo mostraram um valor de índice de reconhecimento do objecto superior ao dos animais sujeitos a consumo crónico de etanol, quer no teste para a memória a curto prazo, quer no teste para a memória a longo prazo. Realizou-se ainda um teste de preferência condicionada de local para avaliar a capacidade de viciação do álcool. Verificou-se que os animais tinham tendência a permanecer mais tempo no compartimento da gaiola em que tinham tido acesso ao álcool, em comparação com o compartimento em que só tinham a acesso a água na fase de condicionamento. Resumo Página 6 Com base nestas experiências foram elaborados alguns protocolos para um conjunto de actividades experimentais simples, que integram a Parte II deste trabalho. Para cada uma das actividades propostas é sugerida uma possível forma de abordagem, bem como a sua possibilidade de integração nos conteúdos programáticos de algumas disciplinas do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário. | Descrição: | Dissertação de mestrado em Biologia apresentada ao Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/28026 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado |
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