Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28026
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dc.contributor.advisorDuarte, Emília-
dc.contributor.advisorSilva, Ana Paula Silva-
dc.contributor.authorRainho, Ana Rita Fonseca-
dc.date.accessioned2015-01-13T11:36:47Z-
dc.date.available2015-01-13T11:36:47Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/28026-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Biologia apresentada ao Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractNo presente trabalho estudou-se a possibilidade de utilizar técnicas simples para ensinar as consequências do consumo de álcool em alguns aspectos do funcionamento do sistema nervoso central dos mamíferos, bem como os mecanismos envolvidos. O trabalho encontra-se estruturado em duas partes: Parte I – Componente Científica, e Parte II – Componente Pedagógica. Na primeira parte estabeleceram-se condições experimentais para demonstrar os efeitos do consumo de álcool na coordenação motora, na memória e o desenvolvimento de compulsão pelo álcool. Em experiências que demonstram o efeito do consumo voluntário de etanol facultou-se aos animais o acesso simultâneo a soluções de etanol e solução-base de sacarina e verificou-se que os animais, apesar do sabor aversivo, preferiram as soluções de etanol ao fim de algum tempo. Para avaliar o efeito do etanol na coordenação motora utilizou-se o teste da roda motora, onde se verificou que o grupo de animais sujeito a um consumo crónico de etanol manifestou sempre um desempenho inferior ao grupo de animais de controlo. Estudou-se também a influência do etanol na memória a curto e a longo prazo, através do teste de reconhecimento de dois objectos no campo aberto. Os animais controlo mostraram um valor de índice de reconhecimento do objecto superior ao dos animais sujeitos a consumo crónico de etanol, quer no teste para a memória a curto prazo, quer no teste para a memória a longo prazo. Realizou-se ainda um teste de preferência condicionada de local para avaliar a capacidade de viciação do álcool. Verificou-se que os animais tinham tendência a permanecer mais tempo no compartimento da gaiola em que tinham tido acesso ao álcool, em comparação com o compartimento em que só tinham a acesso a água na fase de condicionamento. Resumo Página 6 Com base nestas experiências foram elaborados alguns protocolos para um conjunto de actividades experimentais simples, que integram a Parte II deste trabalho. Para cada uma das actividades propostas é sugerida uma possível forma de abordagem, bem como a sua possibilidade de integração nos conteúdos programáticos de algumas disciplinas do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleInfluência do etanol no sistema nervoso : algumas actividades para o ensino da biologiapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
dc.peerreviewedYespor
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
crisitem.advisor.researchunitCNC - Center for Neuroscience and Cell Biology-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9300-3523-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado
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