Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27495
Title: Empresas intensivas em conhecimento : estratégia de internacionalização
Authors: Barbosa, Filipe André Julião 
Orientador: Carvalho, Fernando de Oliveira
Brandão, Mário
Keywords: Internacionalização; Born Global; Born-again Global; intensivos em conhecimento
Issue Date: 10-Jul-2014
Publisher: FEUC
Abstract: A expansão internacional é, cada vez mais, um meio e um fim para as empresas prosperarem. O presente trabalho propõe-se a analisar, de uma perspetiva estratégica, o processo de internacionalização de uma Empresa Intensiva em Conhecimento, tendo em consideração os contributos de algumas teorias económicas e empresariais que foram identificadas como úteis. Uma vez que se trata de um Relatório de Estágio, integra a descrição do mesmo e da entidade onde foi realizado, a Stratbond Consulting. Neste contexto são expostas as razões pelas quais a empresa deseja internacionalizar, a evolução da expansão internacional, o porquê da escolha dos países de destino, o processo de entrada formal no novo mercado e a estratégia utilizada para esse efeito. Em adição é possível demonstrar a pertinência dos conceitos teóricos após a confrontação entre as teorias expostas e o processo de internacionalização em estudo. Por fim, deteta-se a necessidade de trabalhar a relação entre Lean Start-up e internacionalização, e o papel fundamental das capacidades dinâmicas na implementação da metodologia Lean Start-up.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Fernando de Oliveira Carvalho e Mário Brandão.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27495
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Filipe Barbosa_Relatório de estágio.pdf979.11 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.